Projeto de Caminhada busca melhoria da qualidade de vida da população


Criado em 11/05/2015

No total três UBS’s participam do projeto que tem por objetivo a prevenção de doenças como pressão alta e diabetes e o convívio social entre os participantes

Em busca de melhoria na qualidade de vida da população, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires promove também projetos como o “Caminhando com Saúde”, realizado pela Secretaria de Saúde e Higiene do município.

O projeto é realizado em três UBS’s da Estância (Santa Luzia, Centro Alto e Jardim Luzo), desde 2014, conta com cinco profissionais de educação física envolvidos, além do apoio da equipe de enfermagem de cada Unidade de Saúde, que realizam aferição de pressão e diabetes, acompanham o peso e medida dos participantes.

No total, cerca de 400 munícipes estão matriculados buscando além de sair do sedentarismo, ampliar o convívio social. “Notamos que a maioria das pessoas procura pela prática de exercícios físicos, aliados ao entretenimento e conquista de novas amizades, a melhoria na vida da pessoa é visível”, relata a enfermeira e responsável técnica da UBS Santa Luzia, Vaglana Moraes.

Para Neusa Lino de Souza, de 54 anos, moradora do bairro Santa Luzia, os seis meses participando do projeto já deram resultados. “O Caminhando com Saúde é ótimo, eu já caminhava nos circuitos do Centro, agora tenho um grupo de caminhada mais próximo da minha residência e pude conhecer muitas pessoas”, explica a moradora. “Hoje cuido da minha saúde física e mental, me sinto muito bem”, conclui.