Mês de Combate à Homofobia com shows e ações

Criado em 11/05/2015

Show “Diversidade na Vila” acontecerá no próximo sábado (16) com grupos de dança e cantora Paloma Bastos, além da peça “Miss Brasil Sou Eu – A Comédia da Beleza”

A Estância Turística de Ribeirão Pires está promovendo durante o mês de maio diversas ações voltadas ao combate à homofobia. A primeira atração acontecerá no próximo sábado (16) com o show “Diversidade na Vila” que reunirá os grupos de dança X’pression e Stiletto, a cantora de MPB Paloma Bastos e a apresentação da peça teatral Miss Brasil Sou Eu – A Comédia da Beleza, com Ronaldo Ciambroni. O evento acontecerá na Praça Central – Rua Boa Vista s/n, ao lado da Vila do Doce – a partir das 18h.

O dia 17 de maio é marcado como o Dia Internacional de Combate à Homofobia. Ainda no dia 16 de Maio, o Centro de Infectologia de Ribeirão Pires irá promover, na Vila do Doce, ações de conscientização e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Os trabalhos serão feitos durante a programação do  “Diversidade na Vila”.

No dia 19 de maio (terça-feira) a Câmara Municipal de Ribeirão Pires promove Sessão Solene em alusão ao Dia Municipal de Combate a Homofobia, instituído na cidade através da Lei Municipal nº 5.824, de 02/04/2014. Durante a Sessão Solene, será anunciado que a Câmara Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires será a primeira Casa de Leis no Estado a firmar convênio com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo para receber denúncias de Homofobia. O processo para firmar o convênio já foi iniciado e deverá ser assinado ainda no primeiro semestre de 2015. A noite solene ainda contará com homenagens para grupos, militantes, empresas privadas e públicas que contribuem para o acolhimento da Comunidade LGBT e a redução da discriminação.

Durante os meses de maio e junho, professores da rede municipal de ensino participarão de palestras e capacitações voltadas à questão LGBT, com ênfase para adoção por casais do mesmo sexo e união homoafetiva.

A Coordenadoria de Minorias de Ribeirão Pires, também estará promovendo ações durante o mês de maio. Banners divulgando aos direitos da Comunidade LGBT e a Lei Estadual 10.948/01, que pune administrativamente órgãos públicos e privados em casos de homofobia, serão evidenciados em locais de grande circulação, como no terminal rodoviário e vias da região central da cidade.

Os eventos do mês de maio acontecem em parcerias entre a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires, através das secretarias de Cultura e Turismo, Educação Inclusão e Tecnologia, Assistência e Desenvolvimento Social; a Câmara de Vereadores; e do Grupo de Apoio à Diversidade (GAD).

Miss Brasil Sou Eu – A Comédia da Beleza

O espetáculo apresenta um concurso de misses absolutamente distinto de qualquer outro. A personalidade marcante das concorrentes desdobra-se em guerras particulares e hilariantes quando o separatismo do Rio Grande do Sul se choca com o regionalismo da Paraíba e da Bahia, por exemplo, ou quando percebemos a hostilidade de São Paulo e Rio de Janeiro. Para completar o jogo egocêntrico, a miss do ano retrasado não entrega a coroa e o posto há dois anos.

Companhia de Dança Stiletto

Composta por oito dançarinos, a Cia. Stiletto mostra ao público coreografias elaboradas com base em Waacking, Vogue, Stiletto e Street Jazz. A peculiaridade são os dançarinos que se apresentam usando Salto Alto.

Paloma Bastos

Cantora e compositora que vem ganhando destaque no cenário musical da região do Grande ABC. Através da Música Popular Brasileira (MPB) leva romantismo ao público de seus shows.

Grupo X’pression

X'pression é um grupo de danças urbanas da Cidade de São Paulo. Fundado em 31 de Outubro de 2010, por Thiago Alves "TH", diretor e coreógrafo, nasceu com o intuito de trazer as danças urbanas como lazer. Hoje o Grupo já tem várias participações em festivais, encontros de dança, espetáculos, tanto na capital como no interior. O grupo conta com o apoio do Centro Operacional de Artes Isadora Duncan.