Prefeitura de Ribeirão Pires reforça atendimento pediátrico a partir de hoje


Criado em 31/07/2013

Prefeitura e Fundação ABC celebraram convênio para suprir demanda de profissionais e garantir atendimento médico aos moradores

A partir desta quarta-feira, dia 31, a rede municipal de saúde de Ribeirão Pires conta com reforço no atendimento pediátrico no setor de internação do Hospital e Maternidade São Lucas e na urgência e emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia. Os profissionais, 19 pediatras plantonistas que trabalharão por escalas ao longo da semana, fazem parte da equipe da Fundação do ABC, que firmou convênio com a Prefeitura na última sexta-feira, dia 26, para preencher as escalas de atendimento prestado pelo município.

Por meio do convênio, que possui caráter de urgência, a rede municipal de saúde contará com mais 03 psiquiatras, além de reforço nas equipes de enfermagem, com 08 enfermeiros e 25 técnicos de enfermagem. O início das atividades destes profissionais está previsto para a próxima semana.

O convênio celebrado com a Fundação ABC tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Mensalmente, a Prefeitura investirá cerca de R$ 359 mil. "Esta foi a alternativa encontrada pelo prefeito Saulo (Benevides) para suprir a demanda por médicos e garantir o atendimento da população. Temos ouvido os moradores em todos os bairros e uma das principais reivindicações é justamente a necessidade de mais profissionais na rede", explicou o secretário de Governo, que comanda interinamente a pasta de Saúde e Higiene da cidade, Koiti Takaki.

A rede municipal de saúde de Ribeirão Pires conta atualmente com 122 médicos, em diversas especialidades. Os 22 novos médicos, além da equipe de enfermagem, irão reforçar o atendimento nas áreas onde há demanda por estes profissionais - UPA Santa Luzia, Hospital e Maternidade São Lucas, Saúde Mental e Unidade Básica de Saúde.

"Para que o atendimento à população não seja prejudicado, e tendo em vista a demanda por profissionais como pediatras em caráter de urgência, decidimos firmar a parceria com a Fundação do ABC, que é uma organização respeitada em toda a região. O processo foi acompanhado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Continuaremos ouvindo a população e trabalhando para conhecer a realidade da saúde pública, para tomar medidas que contribuam para melhorar a vida dos moradores", opinou Takaki.

Programa Mais Médicos - Além do convênio celebrado com a Fundação do ABC em caráter de urgência, a Prefeitura de Ribeirão Pires aderiu ao programa Mais Médicos e aguarda informações do Governo Federal sobre o assunto.

Por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, o município solicitou sete médicos generalistas, para integrar as sete equipes de estratégia da família que a cidade possui (Jardim Luzo, Jardim Caçula, Quarta Divisão, Vila Sueli e Jardim Valentina). (31/07/2013)