Município é o segundo com menos número de casos de dengue no ABC


Criado em 28/04/2015

Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires apresentam um número bem menor de casos autóctones de dengue comparado às demais cidades da região do Grande ABC

Comparativo da situação dos casos autóctones de dengue em toda a região do ABC desta semana, mostram que Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra são as duas cidades com o menor número de casos confirmados de dengue com origem no próprio município. Dados atualizados na última terça-feira (28), mostram que Ribeirão Pires possui apenas 5 casos autóctones confirmados e mais 21 casos confirmados com origem em outros municípios.

De todas as cidades do Grande ABC, São Bernardo apresenta um alto índice de confirmados autóctones, totalizando 585 casos; seguido por Santo André com 217 casos confirmados originários no município. Mauá vem em seguida com 125 casos e São Caetano registrou 109 casos autóctones. Rio Grande da Serra não apresenta casos com origem no município.

Combate à doença

Um levantamento registrado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) neste ano, entre os meses de janeiro e fevereiro registrou 8 focos de dengue na cidade de Ribeirão Pires.

Um alerta da vigilância para combater focos do mosquito e garantir a segurança da família é manter os baldes, caixas e bacias d’água devidamente tampadas e longe do alcance de crianças para garantir a segurança das mesmas. No Brasil, o índice de crianças que morrem afogadas em baldes ou bacias é muito alto, devido ao fácil acesso de crianças ao reservatório e a dificuldade de levantar-se, o que produz o afogamento.

Com os cuidados necessários o número de casos de dengue e/ou febre Chikungunya tendem a baixar. O uso da água das chuvas é essencial para limpezas domésticas, descargas ou para aguar plantas e jardins, não deverão ser utilizados para consumo humano. Por isso, não use a água guardada da piscina ou baldes para cozinhar ou lavar alimentos. É necessário fervê-la ou adicionar uma quantidade de cloro antes de usá-la.

- Para cada um litro de água – duas colheres de sopa de sal grosso ou dois copos de cloro ativo a 10%.

- Para cada 500ml de água – um copo de 250ml de cloro ativo a 10%.