Orquestra Arte Barroca se apresentará na 79ª Festa do Pilar

Criado em 23/04/2015

O grupo se apresentará dentro da capela, sendo uma das diversas atrações culturais e artísticas do evento que acontece nos dias 1, 2 e 3 de maio

Formada em 2007 por Paulo Henes, a Orquestra de Arte Barroca tem como proposta interpretar o repertório orquestral dos séculos XVII e XVIII. Esse show será apresentado gratuitamente durante a 79ª Festa do Pilar de Ribeirão Pires, no dia três de maio, às 16h, dentro da capela.

O grupo orienta estudos musicais de época do período barroco por meio de elementos estilísticos, históricos e biográficos. Além de violinos, violas e flautas doces, utiliza instrumentos que compunham o baixo contínuo tais como violoncelo, contrabaixo, guitarra barroca, teorba e cravo. A pesquisa de repertório em bibliotecas da Europa e em sites especializados traz ao público obras de compositores menos conhecidos e de execução ainda inédita.

“A Festa do Pilar é tradicional e atrai grande público a nossa cidade. Com a programação deste ano, queremos oferecer opções culturais diferenciadas para moradores e visitantes, além dos artistas consagrados que subirão ao palco principal para encerrar cada um dos dias de evento”, explicou o prefeito da Estância Turística, Saulo Benevides.

A 79ª Festa de Nossa Senhora do Pilar será realizada entre os dias 1º e 03 de maio, terá apresentações musicais como o cantor Leonardo, Thaeme e Thiago e Roberta Miranda além de renomadas atrações regionais.

A capela

De acordo com registros históricos, a Igreja foi construída por Corrêa Lemos em cumprimento de promessa, por ter tido grave enfermidade curada. Em homenagem à Nossa Senhora do Pilar, Lemos ergueu a capela e trouxe imagem da Santa da Espanha.

Pesquisas indicam que a igreja, em taipas de pilão, com 40 cm de espessura, foi abençoada pelo Frei Pacífico no dia 25 de março de 1.714. Apesar de existirem várias vertentes explicando sua construção, a Capela, localizada na Avenida Santa Clara - bairro Santa Clara - é importante marco para toda a região, uma vez que ao seu redor surgiram os primeiros núcleos de moradores da cidade.

A partir da Capela, foi formado pequeno povoado às margens do rio Guapituba e próximo a sua nascente, que alguns denominavam de Geribatiba. Registros apontam que a construção da igreja ocorreu, inicialmente, entre 1.549 e 1.550, sofrendo posteriormente várias reformas e modificações.

Programação completa:

10h Missa – Padre José Silva

14h Cavalgada (procissão)

15h Procissão

15h30 Missa Campal – Padre Juarez de Castro

17h Violeiros e Berranteiros de Mauá

18h Show do Padre Juarez de Castro

19h30 Maicon Tavares e Matheus

21h Leonardo

16h Grupo ORBE (dentro da Capela)

17h Paulo Pacheco

18h Léo Félix