Posto itinerante recolhe 1,1 tonelada de eletro eletrônicos no primeiro semestre


Criado em 29/07/2013

Contando com a adesão dos munícipes, o posto itinerante de coleta de material eletro eletrônico da Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico (Sephama) recolheu, no período de janeiro a junho deste ano, cerca de 1,1 tonelada de material encaminhada a Cooperpires. Segundo a analista de Planejamento e Meio Ambiente da Sephama, Karin Kelly da Silva, o material eletro-eletrônico possui um grande potencial poluidor uma vez que possuem diversos tipos de metais pesados que, dispostos de forma irregular no solo, podem gerar contaminação no local.

Os equipamentos considerados como lixo eletrônico são: celulares, acessórios, smartphones, MP3 Players, Ipods, calculadoras, agendas eletrônicas, mini-system TVs de LCD ou plasma, home theaters, câmeras fotográficas digitais, filmadoras, microcomputadores, terminais de caixas, impressoras (matricial, laser, jato de tinta, plotters de pequeno e grande porte), mesa digitalizadora, impressora de caixa, scanner, fax, monitor de computador CRT/LCD, vídeo cassete, reprodutores de DVD, projetores, videogames, videokês, notebooks, aparelho terminais, Pabx, secretária eletrônica, fogões, geladeiras e equipamentos que utilizam energia elétrica.

Como a destinação de tais materiais selecionados é a reciclagem, inicialmente são reaproveitados todos os equipamentos que podem retornar ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de se extrair mais elementos da natureza. Tal processo, ainda que custoso, traz benefícios na equação ambiental. O que não pode ser reaproveitado tem de ser descartado com segurança, em lugares próprios, preparados e autorizados para tal, evitando a contaminação das fontes de vida.

Mais informações sobre o posto itinerante de coleta podem ser obtidas diretamente com a Sephama pelo telefone (11) 4828-9119. (29/07/2013)