Avenida Humberto de Campos terá velocidade reduzida para 50 km/h

Criado em 13/04/2015

Alteração será válida para todos os veículos e aplicada em toda a extensão da via a partir da próxima sexta-feira (17)

A velocidade máxima na Avenida Humberto de Campos, principal via para a ligação dos municípios de Ribeirão Pires e Mauá, será reduzida de 60 km/h para 50 km/h a partir da próxima sexta-feira (17). A alteração é válida para todos os veículos e será aplicada em toda a extensão da via.

O objetivo da mudança, segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito, é reduzir o número de acidentes. “Nesta via, existem trechos que os motoristas conseguem acelerar mais e depois frear. Essas mudanças repentinas de velocidade provocam mais riscos de colisões. Nosso compromisso é com a segurança dos condutores e pedestres”, afirmou o secretário da pasta, Rubens de Almeida Sousa.

A sinalização da Avenida já está sendo alterada. Em um primeiro momento, porém, a medida será de caráter educativo. As autuações por excesso de velocidade só serão aplicadas a partir do início do funcionamento dos radares que ainda passam por adaptação. Os equipamentos devem passar a funcionar nos próximos dias.

Segundo o Sousa, a opção de alterar a velocidade da via antes o funcionamento dos radares é para que o condutor comece a se adaptar com as mudanças e evite as autuações desnecessárias por excesso de velocidade. “A Avenida Humberto de Campos será a primeira via da cidade e receber essas intervenções. Em breve, novas ruas e avenidas também terão os limites de velocidade reduzidos”, explicou.

Instalação de radares

Em breve, radares estáticos (conhecidos como “radar móvel”) entrarão em funcionamento nas principais vias da cidade, como Avenida Prefeito Valdírio Prisco, Avenida Francisco Monteiro, Avenida Santo André e Avenida Kaethe Richers. Nessas avenidas a velocidade também vai ser diminuída de 60 km/h para 50 km/h. E em alguns pontos críticos, como na Avenida Santo André onde ocorre a travessia de muitos usuários da APRAESP, ou na Avenida Francisco Monteiro, próximo ao destacamento da Polícia Militar, a velocidade deverá diminuir ainda mais, passando para 40 km/h. Também estão realizando outros estudos para a instalação de novos pontos de radares fixo na cidade.

“Todas essas mudanças são para beneficiar os condutores e os pedestres, oferecendo maior segurança. Quem segue as normas de trânsito e entende a importância de uma conscientização maior sobre práticas seguras, não será prejudicado. Os equipamentos são para punir quem infringir leis”, afirmou o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides.