Ribeirão prepara 79ª Festa do Pilar

Criado em 07/04/2015

A 79ª Festa de Nossa Senhora do Pilar, realizada entre os dias 1º e 03 de maio, terá apresentações musicais como o cantor Leonardo, Thaeme e Thiago e Roberta Miranda além de renomadas atrações regionais.

Para abrir o evento, no feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, será celebrada missa na Capela tricentenária, às 10h. No mesmo dia, às 14h, será realizada cavalgada. Às 15h, procissão. Às 15h30 o padre Juarez de Castro celebra missa campal e às 17h tem apresentação dos Violeiros e Berranteiros de Mauá.

“Mais do que uma celebração, a Festa do Pilar é uma tradição para visitantes e moradores, em um dos locais mais importantes da história de Ribeirão Pires, a Igreja do Pilar. Cada vez mais esse resgate cultural ribeirãopirense recebe investimento para criar oportunidade de lazer e entretenimento a todos que prestigiam a festa”, declarou o prefeito Saulo Benevides. Acompanhe abaixo a programação completa:

PROGRAMAÇÃO – 79ª FESTA DO PILAR

ERIC RUSSI

THAEME E THIAGO

A capela

De acordo com registros históricos, a Igreja foi construída por Corrêa Lemos em cumprimento de promessa, por ter tido grave enfermidade curada. Em homenagem à Nossa Senhora do Pilar, Lemos ergueu a capela e trouxe imagem da Santa da Espanha.

Pesquisas indicam que a igreja, em taipas de pilão, com 40 cm de espessura, foi abençoada pelo Frei Pacífico no dia 25 de março de 1.714. Apesar de existirem várias vertentes explicando sua construção, a Capela, localizada na Avenida Santa Clara - bairro Santa Clara - é importante marco para toda a região, uma vez que ao seu redor surgiram os primeiros núcleos de moradores da cidade.

A partir da Capela, foi formado pequeno povoado às margens do rio Guapituba e próximo a sua nascente, que alguns denominavam de Geribatiba. Registros apontam que a construção da igreja ocorreu, inicialmente, entre 1.549 e 1.550, sofrendo posteriormente várias reformas e modificações.

<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->