Novos redutores de velocidade são instalados

Criado em 06/04/2015

Locais definidos para confecção dos equipamentos indicam altos índices de acidentes de trânsito em decorrência aos condutores que transitam em velocidade incompatível

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, está instalando redutores de velocidade em algumas vias de grande movimentação. As avenidas Prefeito Valdírio Prisco e Kaethe Richers e as ruas Capitão José Gallo e Tejo receberam os primeiros equipamentos. Esta semana está programada a confecção de mais um na Rua Papa João XXIII, na Vila Suissa.

Os redutores de velocidade, chamados de “lombadas” pela maioria da população, estão sendo instalados em locais indicados pelo grande registro de acidentes de trânsito por serem muito movimentados e contar com condutores que transitavam com velocidade incompatível com a localidade, oferecendo constante risco aos outros motoristas e pedestres.

“A colocação dos redutores de velocidade é um anseio da maioria da população que, muitas vezes, realizam reivindicações por meio de abaixo assinado, documentos, e-mails, redes sociais e representantes públicos”, afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, Rubens de Almeida Sousa.

A instalação de redutores de velocidade acontece após análise dos índices de desrespeito e acidentes, além dos pedidos da população. A Secretaria de Transporte e Trânsito realiza estudos no viário levando em consideração alguns fatores como a largura da via, a contagem volumétrica do tráfego, e os demais critérios do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Só então se define o local para receber o redutor de velocidade.

A implantação dos redutores de velocidade é só mais uma medida para reduzir os índices de acidentes no município. Outros métodos também estão sendo implantados e executados com a mesma finalidade. Em breve, o sistema de fiscalização eletrônica entrará em funcionamento nas principais vias da cidade com o objetivo de educar e conscientizar o condutor sobre a importância de respeitar a velocidade da via e não ultrapassar o sinal vermelho do semáforo.

Campanhas importantes de conscientização também começam a acontecer já nos próximos meses. A primeira será a “Travessia Segura”, realizada pelo Consórcio Intermunicipal do ABC. A segunda será o “Maio Amarelo – atenção pela vida”, uma campanha internacional que visa reduzir os altos índices de acidentes de trânsito.