Normalização da coleta de lixo em Ribeirão Pires é questão de pouco tempo

Criado em 01/04/2015

Normalização da coleta de lixo em Ribeirão Pires é questão de pouco tempo

A Prefeitura de Ribeirão Pires informa que terminou a greve dos trabalhadores das empresas terceirizadas que realizam os serviços de asseio e conservação de limpeza urbana da Região do Grande ABC, associados ao Sindicato da Classe no ABC (SIEMACO), que pleiteavam reajuste salarial da categoria.

A greve durou nove dias e os Prefeitos dos sete municípios do Grande ABC atingidos por esta situação, se reuniram na tarde de ontem no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, para apresentar para apreciação da categoria, proposta de conciliação para a data base de 2015, visando o término da greve e a retomada imediata dos serviços.

“Desde o primeiro momento reconhecemos que o direito dos coletores à greve é legítimo e estabelecemos uma estratégia para que o lixo colocado nas ruas causasse o menor dano possível à população. Agradeço a cada funcionário que nos ajudou na coleta emergencial e a cada munícipe que também fez sua parte”, comentou o Prefeito Saulo Benevides.

A proposta, que foi aceita pelos grevistas, prevê aplicar retroativamente a 1º de março de 2015, reajuste de 9,5% (nove vírgula cinco por cento) sobre salários e benefícios, além da estabilidade de três meses para os coletores, a fim de evitar retaliações aos grevistas. As horas não trabalhadas serão pagas integralmente aos funcionários e os mesmos farão posteriormente a compensação de até 50% dessas horas.

Com o acordo aceito pela categoria, a paralisação foi interrompida e os coletores voltaram ao trabalho na noite de ontem (31/03).

O Secretário de Meio Ambiente, Gerson dos Santos Goulart, compareceu à reunião para acompanhar a apresentação da proposta à categoria e comentou a situação:

“Houve grande empenho por parte das sete administrações a fim de garantir este acordo, devido ao fato de a coleta ser um serviço essencial, sua falta comprometer a salubridade ambiental das cidades e causar sofrimento à população.
O acordo foi fechado no final da tarde e a coleta começou a ser feita imediatamente. A normalização da coleta é questão de pouco tempo”, explicou Gerson.

A Prefeitura de Ribeirão Pires agradece a colaboração da população que durante estes dias produziu o mínimo de lixo possível e assegura que, durante este período crítico empenhou todo o esforço possível para minimizar os danos à população e ao Meio Ambiente da cidade.

Aqueles que armazenaram material reciclável podem agora solicitar agendamento para a retirada por parte da Cooperpires, que tem parceria com a Secretaria de Meio Ambiente no Programa de Coleta Seletiva, pelo telefone 4828-9105.