Ribeirão Pires contribui para maior projeto de transposição de água


Criado em 01/04/2015

Obra vai transferir 4 m³/s de água do braço do Rio Grande, da represa Billings, para a represa Taiaçupeba em Suzano


A Prefeitura de Ribeirão Pires entregou na manhã de hoje o decreto de utilidade pública para desapropriação de duas áreas para a execução das obras de transposição da água bruta da represa Billings – Sistema Rio Grande – para a represa de Taiaçupeba – Sistema Alto Tietê - que serão realizadas no município.

O anúncio aconteceu na manha desta terça-feira no gabinete do prefeito Saulo Benevides (PMDB) com a presença do superintendente da Unidade de Negócio Sul da Sabesp, Roberval Tavares de Souza.
Na área será construída a Estação Elevatória de Água Bruta. O ato administrativo por parte da municipalidade era uma etapa fundamental para que a Sabesp pudesse dar andamento no processo de desapropriação da área e, consequentemente, no início das obras. São duas áreas que foram desapropriadas e a execução do presente decreto correrão por conta de verba própria da Sabesp.

“Estamos fazendo a nossa parte como município para colaborar nesta época de crise hídrica. Vale lembrar que esta é mais uma das soluções da Sabesp para enfrentar a escassez de água”, disse o prefeito Saulo Benevides.

Para a transferência de 4 metros cúbicos por segundo (m³/s) de água bruta do braço do Rio Grande para o Rio Taiaçupeba Mirim - afluente da represa Taiaçupeba localizada no município de Suzano – o conjunto de obras prevê a construção de uma Estação Elevatória na margem da Billings para a captação da água, que seguirá até seu destino final por meio de duas adutoras de 1.200 mm de diâmetro, com 11 km de extensão cada. O transporte contará com o auxílio de conjuntos moto-bombas que também serão instalados. Quase todo trecho de tubulação será implantado na várzea da represa Billings ou na faixa da Petrobrás, passando por dois municípios, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Toda a concepção técnica da transposição está definida e o empreendimento está em fase de liberações e licenciamentos junto aos órgãos competentes. A licitação para aquisição de 22 km de tubos de PEAD de 1.200 mm já foi concluída pela Sabesp e os tubos estão sendo fabricados.

Vale informar que esta é a maior obra de transposição de água entre sub-bacias do Alto Tietê para atender a Região Metropolitana de São Paulo.  O início da obra esta previsto para este mês e o prazo de conclusão é estimado em quatro meses.

 

--