NOTA OFICIAL DE ATUALIZAÇÃO SOBRE A GREVE DOS COLETORES DE LIXO EM RIBEIRÃO PIRES

Criado em 26/03/2015

O secretário de Meio Ambiente de Ribeirão Pires, Gerson Goulart, “Gelão” informa que, por conta da greve dos coletores, o lixo recolhido pela prefeitura está sendo depositado em um galpão próprio com aproximadamente duas toneladas de lixo acumuladas. “O local foi escolhido por já estar contaminado com resíduos de uma antiga fábrica, e por agora ser um pátio de veículos abandonados. O local foi devidamente impermeabilizado antes de receber o descarte. O lixo ficará estocado neste local provisoriamente,” diz o secretário.

Devido ao bloqueio dos grevistas à entrada de veículos para a coleta de lixo, apedrejando e quebrando os caminhões auto compactadores que conseguem transportar uma grande quantidade de resíduos, somente com ajuda de escoltas policiais está sendo possível o acesso ao pátio da LARA. Informamos que a coleta promovida pela prefeitura visa apenas amenizar o impacto causado pela greve, não sendo tão eficaz como gostaríamos. A coleta é feita com caminhões de carroceria comum. O lixo, sem compactação adequada gera grande volume e atraso no transbordo.

A Prefeitura solicita que os moradores procurem reduzir a quantidade de lixo descartado, separando materiais recicláveis do lixo comum. O material reciclado, após devidamente higienizado, pode ser armazenado por mais tempo e retirado posteriormente pela Cooperpires em parceria com a Prefeitura. Com a devida separação, o lixo comum perde volume.

O prefeito Saulo Benevides se solidariza com os grevistas, que lutam por melhores salários, porém pede apoio da população para a manutenção da cidade. “Os coletores estão reivindicando seus direitos e torcemos para que a situação se resolva até o final desta semana. Mobilizamos nossa equipe para ajudar na coleta e reforçaremos esse time se isso for necessário”, afirma.

A Prefeitura de Ribeirão Pires disponibilizou seis caminhões para realizar a coleta nos diferentes bairros. Assim sendo, os caminhões e funcionários estão escalados para cobrir os seguintes bairros:

- Centro – um veículo fará a coleta do lixo quatro vezes ao dia;

- Um veículo fará a coleta nas avenidas Kaethe Richers, Capitão José Galo, Francisco Monteiro, Miguel Prisco, Prefeito Valdírio Prisco (Av. Brasil) e Santo Bertoldo;

- Um veículo está responsável por fazer a coleta do lixo em toda a região do Distrito de Ouro Fino passando pelas principais vias, como Avenida Vereador Aroldo Neves, Valeriano Nardelli, Estrada do Soma, Estrada do Taquaral entre outras;

- Um veículo fará a coleta de lixo no Jardim Alvorada, Vila Prisco, Jardim Dois Melros, Jardim Itacolomy, Santo Bertoldo, Roncon e região (Jd. Ribeirão Pires e Luso), Jardim Serrano, Parque Aliança e Quarta Divisão;

- Os veículos da Defesa Civil estão responsáveis pela coleta em todo Centro Alto, incluindo a Vila Sueli, o Jardim Valentina e o Jardim Caçula.

A Prefeitura informa que os veículos farão o serviço de coleta todos os dias das 8 às 18h nas principais avenidas. O morador precisa descartar seu lixo na vicinal mais próxima de sua residência.