Ribeirão Pires realiza ações educativas no Dia Estadual do Plantio da Árvore Nativa


Criado em 23/03/2015

O Dia Estadual do Plantio da Árvore Nativa é comemorado no dia 27 de fevereiro. As árvores nativas são fundamentais para o combate ao desmatamento e conservação do solo e do ar. Elas possuem um papel de extrema importância no meio ambiente, por exemplo, são nelas que as aves constroem seus ninhos, além de fornecerem alimentos para determinados animais. São dificilmente exterminadas por pragas e algumas delas possuem sistema radicular profundo, que lhes proporciona a aquisição de água e nutrientes para a sobrevivência e produção, em épocas e locais onde outras plantas não têm condição de sobreviver.

Em comemoração ao Dia Estadual de Plantio de Árvores Nativas, foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente com apoio da Secretaria da Educação Inclusão e Tecnologia, o plantio de 8 mudas de Ipê (espécie do gênero Tabebuia) na Escola Municipal Fiorindo Roncon, localizada no bairro Roncon, em ação que reuniu alunos e professores.
A árvore símbolo nacional do Brasil, além de sua beleza exuberante, é resistente e durável. A madeira de seu tronco é valorizada para construções civis e navais, utilizada como matéria prima para produção de tacos e assoalhos, além de ser muito comum para plantio em praças e lugares públicos, pois proporciona excelente efeito como decoração. Além de todas essas publicações, o Ipê ainda é recomendado para reflorestamento.
Para o secretário da pasta de Meio Ambiente, Gerson dos Santos Goulart, o “Gelão”, que participou da ação na unidade escolar junto aos alunos, o incentivo ao plantio contribui para a biodiversidade de plantas exóticas no espaço urbano.

“Os jovens de hoje que aprendem a valorizar e ter um cuidado com a natureza, serão os adultos de amanhã que irão repassar a mensagem dos cuidados ambientais para um bem maior”, destaca o secretário.

O plantio serviu para reforçar os apelos para conscientização de todos em favor do meio ambiente, além de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação das árvores nativas.