Reunião preparatória define temas para debates do XIII Congresso de História

Criado em 02/03/2015

Os temas que serão destinados aos debates no XIII Congresso de História do Grande ABC, que acontecerá em Ribeirão Pires entre os dias 24 e 27 de setembro, foram definidos na quinta-feira (26) durante a quinta reunião preparatória do evento. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participará da mesa destinada ao debate sobre a Integração Regional, além disso o Uso da Água; Patrimônios Regionais; Memória Digital; Diversidade Cultural, e uma mesa dedicada à memória do historiador Wanderley dos Santos será debatidos.

A escolha de um representante do Consórcio para abordar a Integração Regional ocorreu por conta do papel articulador de políticas públicas regionais exercido pela entidade de forma crescente. A décima terceira edição do Congresso terá como tema “História, Diversidade e Identidade: o que nos une?”

Segundo o presidente da Comissão e secretário adjunto de Cultura de Ribeirão Pires, Marcílio Duarte, a questão da união das cidades será um dos pilares da organização do Congresso. ‘’As cidades estão começando a falar a mesma língua em matéria de memória. Estamos fazendo pesquisas e coletando informações de todo o ABC para que possamos uniformizar o material que será apresentado no evento’’, disse.

O Comitê Organizacional aprovou a indicação de um espetáculo artístico para o encerramento do Congresso. A realização consistiria em um apanhado do que foi abordado ao longo do evento, com espaço para debate ao término de performance cênica que deverá ser protagonizada por grupo teatral da região. ‘’Queremos atrair o público mais jovem e isso exigirá de nós uma abordagem diferenciada. Precisamos pensar em atividades que possam agregar aos temas que serão discutidos’’, defendeu Marcílio Duarte. Também foi discutida a possibilidade de promover um “tour” com os participantes pelos pontos turísticos de Ribeirão Pires.

O encontro também definiu a participação pública no evento. Os organizadores decidiram que haverá tempo destinado à apresentação de trabalhos e relatos de memorialistas, pesquisadores e estudantes. A próxima reunião preparatória acontecerá no dia 26 de março.