Ribeirão Pires investe na acessibilidade

Criado em 18/02/2015

Rampas de acesso, oficina de libras, cardápios em Braille e muitos outros recursos são aperfeiçoados e se tornam ponto forte no município.

A Prefeitura de Ribeirão Pires por meio da Secretaria de Políticas Comunitárias e Institucionais (SPCI) vem promovendo a melhoria do sistema de acessibilidade do município. Atualmente a cidade conta com diversos meios de acesso à deficientes físicos e/ou com mobilidade reduzida, pensando na melhoria da qualidade de vida do munícipe.

Alguns trabalhos já desenvolvidos na região a partir de políticas afirmativas a pessoas com deficiência tem trazido resultados positivos desde 2006, por exemplo o ônibus SETA - Serviço de Transporte Acessível, que garante o direito de ir e vir de pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida através do oferecimento do transporte coletivo com até dois motoristas em rota acessível e pré determinada a partir do cadastro dos usuários. O serviço é fruto de uma parceria da empresa RIGRAS e a Prefeitura de Ribeirão Pires.

Atualmente, no município temos diversos tipos de acessibilidade como, calçadas do centro e estabelecimentos comerciais onde se encontram rampas acessíveis para cadeirantes, gestantes e idosos. Além disso, a prefeitura também garante acessibilidade por meio de placas direcionais e Alerta para deficientes visuais, com sinalizadores formados por superfícies no chão, indicando a de mudança de direção correta a ser seguida.

Há também a credencial de estacionamento para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida presente nos estacionamentos públicos do município, com concessão gratuita da zona azul de acordo com a legislação Municipal e Federal vigente (Lei 5738) que garante o uso da vaga para deficientes.

A Coordenadoria da Pessoa com Deficiência trabalha acessibilidade em todos os eventos municipais, sendo eles de pequeno e grande porte, onde é analisada toda a parte técnica do espaço visando o melhor local para montar a estrutura de acesso a deficientes. Com o investimento da Secretaria no município em eventos de grande porte como o Festival do Chocolate já pode-se encontrar uma grande melhora no atendimento à população com uma equipe de apoio treinada e capacitada para informações gerais e traduções em Braille, banheiros químicos acessíveis e estacionamento exclusivo com duas áreas de embarque/desembarque próxima às entradas.

Outro investimento da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio do SPCI, é a Oficina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, voltada para a formação de funcionários que trabalham diretamente com o atendimento público com objetivo de quebrar barreiras da comunicação para um atendimento de melhor qualidade.

Com todos os projetos a Secretaria atinge cerca de 40 pessoas, entre elas, deficientes físicos, pessoas com dificuldade de locomoção e mobilidade reduzida. Neste ano, o número deve subir atendendo uma maior parte da população. A Comissão Municipal de Acessibilidade vem apontando melhores soluções modernas voltadas ao acesso e à circulação de pessoas com deficiências nos variados espaços de uso comum, respeitando, para tanto, as legislações vigentes.

"Toda gestão pública tem como dever garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, promovendo a cidadania entre esse grupo que historicamente lutam para ter seus direitos reconhecidos. Apesar de ser obrigatório a garantia de acessibilidade, nem todos os municípios implementam programas que garantem de forma eficiente.” Giselda Sapanhos de Aguiar, Coordenadoria da pessoa com deficiência – SPCI.

Para mais informações basta entrar em contato com :

Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Shopping Garden

Rua Felipe Sabbag, 200 – 3º Andar – Sala 09

Fone : 4828-9145 / 4828-9148