Moradores participam de encontros no XIII Congresso de História

Criado em 10/02/2015

Reunião acontecerá no dia 13 de fevereiro, às 14h, no Teatro Municipal Euclides Menato

“História, Diversidade e Identidade: O que nos Une?” será o tema do 13º Congresso de História do ABC, a ser realizado em setembro na Estância Turística de Ribeirão Pires. Para ampliar a discussão, moradores da cidade participarão de reuniões a começar na próxima sexta-feira (13), às 14h, no Teatro Municipal Euclides Menato. Estão convocados todos os moradores antigos da cidade que queiram participar da organização do evento e contribuir na formação das mesas de debate.

“Nas últimas reuniões, avançamos sobre as questões operacionais, temáticas e metodológicas. Agora, nos concentraremos em intensificar a escuta junto aos antigos moradores da cidade, que têm muito a contribuir para o Congresso”, explicou o presidente do Comitê Organizador do Congresso e secretário adjunto de Cultura de Ribeirão Pires, Marcílio Duarte.

O objetivo dos encontros é equilibrar as contribuições acadêmicas com as dos não acadêmicos, conhecidos como memorialistas. “Percebemos, após um debate direto com o jornalista Ademir Médici, que existe uma divisão ontológica que coloca de um lado os acadêmicos e do outro os não acadêmicos. Isso tem incomodado bastante o setor de memória, pois um pesquisador que não passou pela acadêmica é tão importante para a preservação da memória quanto aquele que tem título de mestre ou doutor”, declarou Marcílio.

Agora, os encontros locais serão periódicos com a finalidade de garantir maior participação dos moradores da cidade nos preparativos. Para mais informações, o telefone de contato da Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Pires é (11) 4822 4724.