Merenda Escolar: Ribeirão Pires ultrapassa meta de gêneros da agricultura familiar


Criado em 10/02/2015

Além de promover a alimentação saudável nas escolas, comprar alimentos vindos da agricultura familiar incentiva pequenos produtores rurais


A alimentação escolar é uma das prioridades da  Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia de Ribeirão Pires – SEIT. Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação atende a Rede Municipal e Estadual, oferecendo cerca de 30 mil refeições por dia.  A merenda é item obrigatório e essencial para o pleno desenvolvimento físico e intelectual dos alunos.

Pelo menos 30% da verba repassada aos municípios, estados e Distrito Federal, enviada pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, deve ser utilizada para compra de gêneros alimentícios vindos diretamente do programa de Agricultura Familiar, conforme a Lei nº 11.947/09.

Em 2015, Ribeirão Pires ultrapassou a meta mínima determinada por lei, utilizando 47% do recurso do FNDE para o PNAE, em compras de suprimentos da agricultura familiar para a merenda das escolas. São adquiridos itens como óleo; leite; arroz orgânico; feijão; barrinha de cereais e bebida láctea.

Os cardápios da merenda oferecida nas unidades da rede municipal  e estadual de ensino ficam à disposição de toda a comunidade escolar, sendo entregues e publicados semanalmente ou mensalmente, conforme solicitado por cada escola. As opções de merenda são elaboradas pelo setor de Abastecimento da SEIT e dividas por escolas de período parcial e integral, municipais ou estaduais.

Para a vice-prefeita e secretária de Educação o importante é estimular  alimentação saudável. "Este encontro da merenda com a agricultura familiar promove uma alimentação saudável e adequada, além de cuidar da economia local e regional, apoiando o desenvolvimento sustentável de pequenos agricultores, de acordo com o artigo 14 da lei.