Santa Casa, em parceria com a Secretaria de Saúde realizará Curso para Gestantes


Criado em 05/02/2015

 

A Santa Casa de Ribeirão Pires, em parceria com a Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires, realizará, gratuitamente, o Curso Gestante Saudável, no mês de fevereiro.

O curso conta com aulas ministradas por médicos obstetras, ultrassonografistas, enfermeiros, fonoaudiólogas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, com foco na atenção para as mamães de primeira viagem, abordando a importância da realização dos exames de acompanhamento do pré-natal, como o ultrassom, a importância da alimentação adequada para o bom desenvolvimento da gravidez e do bebê, a forma correta de amamentação, a importância do teste da orelhinha, que serve para detectar se o recém nascido possui algum problema de audição e do teste do pezinho, que pode identificar várias doenças, com um simples furinho para a retirada de uma gotinha de sangue, o teste da linguinha para identificar futuras interferências no desenvolvimento da fala, as técnicas de banhar o bebê e a importância do puerpério (período pós parto para a mulher se recuperar das mudanças, principalmente hormonais) e puericultura (que acompanha o desenvolvimento do bebê, incluindo, entre outras ações, a administração das vacinas).

Serão quatro aulas, que acontecerão nos dias 10 e 24 de fevereiro, 03 e 10 de março, sempre às terças-feiras, das 19h às 20h30 e ao final da aula, é oferecido um café para os participantes.

São 10 vagas e cada gestante é orientada a levar um acompanhante, principalmente para auxiliá-la durante o curso e acompanhá-la no transporte.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone 4828-3000 ramal 219, com Andreia Costa, Coordenadora do curso.

O Hospital e Maternidade São Lucas atende na Rua Renato Andreolli, 138 – Jardim Itacolomy – Ribeirão Pires/SP.


CURSO GESTANTE SAUDÁVEL - FEVEREIRO/2015

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1ª aula -  03/02/2015

Andréia Costa - Psicóloga: Abertura e apresentação do curso / Visita à Maternidade São Lucas

Andréia Costa - Psicóloga: Aspectos Emocionais da Gestação.

2ª aula – 10/02/2015

Dra Elisângela Grigio – Obstetra – Os sintomas da gestação, parto e evolução, tipos de partos e puerpério.

Jaqueline Almeida – Nutricionista – Alimentação da gestante e do bebê em desenvolvimento.

3ª aula – 17/02/2015

Dr. José Roberto - Ultrassonografista: A importância do ultrassom.

Rosemeire- Enfermeira: vacinação do recém-nascido. Cuidados gerais e orientação. Teste do pezinho, reflexo vermelho, técnicas de banho e a importância do puerpério e puericultura.

4ª aula – 24/02/2015

Andrea Gulilherme – Fonoaudióloga: Amamentação, teste da orelhinha.

Genilza Santana – Assistente Social: Informações sobre leis trabalhistas e atendimentos gerais.