Dia D de combate à Dengue e Chikungunya acontece em RP


Criado em 04/02/2015

População precisa colaborar com medidas de prevenção

Acontece nesta sexta-feira (6) e sábado (7), o Dia D de Combate a Dengue e Chikungunya. A ação promovida pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses com diretrizes do Ministério da Saúde tem como objetivo alertar sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

Vale explicar que as formas de transmissão e de prevenção são as mesmas para as duas doenças, diferindo apenas nos sintomas que, no caso da Chukungunya, são mais acentuados os sinais de dores articulares (artroses persistentes).

A distribuição de materiais informativos, exposição de amostras do ciclo A. aegypti, acolhimento de denúncias referentes a presença de criadouros, exposição de banner e faixa sobre o tema  acontecerá nos dois dias. Na sexta das 9h às 12h e no sábado das 9h às 15h  na Estação Ferroviária e Rodoviária.

A vistoria nas residências acontecerá na sexta-feira (6/2) das 14 às 16h com agentes do CCZ percorrendo residências e comércios na área próxima a Vila do Doce, com pesquisa de criadouros/ coleta de larvas e orientações aos responsáveis.

A Secretaria orienta a população limpar calhas, observar vasos de plantas que possam acumular água e que virem possíveis focos do mosquito.