Prefeitura de Ribeirão Pires reabre Centro Obstétrico da Maternidade São Lucas, após reformas

Criado em 30/01/2015

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, através da Secretaria de Saúde e Higiene, informa que a Maternidade do Hospital São Lucas retomará suas atividades normais a partir do dia 1º de fevereiro, após a reforma predial realizada durante todo o mês de janeiro.

No período em que esteve fechada, a Maternidade passou por reforma e serviços de reparos no telhado para contenção de infiltrações; reparos em rachaduras nas paredes; pintura geral de toda a ala da maternidade; troca de todas as portas, inclusive as portas balcão dos corredores que dão acesso ao Centro Obstétrico e ao Centro Cirúrgico e colocação de novas portas de vidro no Centro Obstétrico e no Centro Cirúrgico; instalação de bate-macas de fibra em todos os corredores; colocação de manta impermeável no Centro Cirúrgico; troca de todas as louças sanitárias; reforma da cuba para higienização dos bebês, com instalação de novas torneiras, incluindo torneiras elétricas; reforma na parte elétrica, como reparos em toda a rede, troca e adequação de lâmpadas; instalação de novos vidros para visitação dos bebês no berçário e reforma dos postos de enfermagem.

"Considerando que uma mulher fica internada de 2 a 3 dias após o parto, com essa reforma teremos a capacidade até para dobrar nossos atendimentos, de 40 para 80 partos ao mês, em média, ficando ainda com uma margem para possíveis intercorrências, sem comprometer o atendimento diário", destaca a Secretária de Saúde e Higiene, Lair Moura.

As intervenções aconteceram durante todo o mês de janeiro, entretanto, desde o dia 12 o Centro Cirúrgico estava interditado por conta da utilização de tintas, solventes e outros materiais incompatíveis com a presença de gestantes e bebês.

A reforma realizada na Maternidade do Hospital São Lucas visa mantê-la sempre adequada a atender o programa "Rede Cegonha", do Governo Federal, que entre outros aspectos, assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, com o pré-natal, ao parto e ao puerpério, bem como assegura às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

O valor total do investimento nas obras foi de R$ 249.979,85 (duzentos e quarenta e nove mil, novecentos e setenta e nove reais e oitenta e cinco centavos) de recursos oriundos do Ministério da Saúde.

O Hospital e Maternidade São Lucas atende na Rua Renato Andreolli, 138 – Jd. Itacolomy. Outras informações pelo telefone 4828-3000.