Prefeitura lança campanha para revitalização do Museu Municipal

Criado em 28/01/2015

A Prefeitura de Ribeirão Pires, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza a Campanha denominada “Nossa História em Suas Mãos”, pela revitalização do Museu Histórico Municipal no Centro de Exposições e História.

Quem quiser participar basta doar livros, fotografias, quadros, objetos e documentos que tenham valor histórico sobre a cidade e anteriores à década de 80.

As doações podem ser feitas até o dia 25 de junho diretamente no Museu Municipal, localizado à rua Miguel Prisco, 288 – Paço Municipal (Centro de Exposições e História).

“A campanha foi idealizada em 1983 pelo pesquisador Roberto Bottacin, época da inauguração do Museu Municipal. Uma homenagem a ele. Resolvemos reativá-la porque acreditamos que até o final da campanha formaremos um rico e diverso acervo municipal”, disse Marcílio Duarte, secretário-adjunto de Cultura e Turismo.

Os objetos doados não serão imediatamente expostos, pois passarão pela Reserva Técnica do Museu Municipal. Vale informar que não serão aceitas peças que preguem ideologia partidária, crença religiosa (quadros, ilustrações e fotos de igreja não são considerados discurso religioso), de caráter racista, de conteúdo impróprio para menores e que apresentem conteúdo ofensivo a questões de gênero e de diversidade cultural.

A peça doada deverá pertencer ao doador, o qual atestará propriedade no Termo de Doação à Municipalidade. O doador deverá informar seu nome e documentos no ato da doação e em caso de peças grandes, o transporte e a remoção do bem deverão ser totalmente assumidas pelo doador.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 4822-4724. Vale informar que o Museu funciona todos os dias da semana das 8h às 21h.

O que pode ser doado:

- Seção de documentação histórica: livros, mapas, gravuras e estampas sobre a cidade.

- Seção de objetos: porcelanas, cristais, pratarias, louças, cerâmicas, joias, condecorações, medalhas, elementos iconográficos e folclóricos, trajes, móveis, maquinaria, veículos e utensílios domésticos.

- Seção filatélica: selos postais antigos.

- Seção de Numismática: moedas e cédulas antigas.

- Pinacoteca Guilherme de Carvalho Dias: quadros, gravuras, desenhos e esculturas.