Centro Profissionalizante Paulo Freire abre inscrições para cursos gratuitos


Criado em 15/01/2015

 

Na próxima segunda-feira, 19, a Prefeitura abre inscrições para os cursos gratuitos do Centro Profissionalizante Professor Paulo Freire de Práticas Administrativas, Operador de Telemarketing, Padaria Artesanal, Marcenaria Artesanal e também Corte e Costura.

Todos os cursos são oferecidos para munícipes que tenham renda de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar de até três salários mínimos e/ou sejam beneficiados por algum programa social dos governos estadual ou federal, sejam beneficiados por algum serviço social do município ou ainda atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Todos devem ter o número do NIS ou do CadÚnico.

Os cursos municipais são realizados na Unidade Paulo Freire em parceria com Senai, Sest-Senat e CAPM ABC, com duração de 30 a 100 horas e acontecem em horários diferentes, entre 8 e 22h, de acordo com o curso escolhido. Para aqueles que cumprirem a carga horária, ao final do curso será emitido certificado de conclusão, entregue em cerimônia de formatura. Embora as vagas sejam limitadas, a escola faz um cadastro de reserva para que os inscritos possam ser chamados, caso ocorram desistências.

As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h na Avenida Francisco Monteiro, 2.940 – Santa Luzia.

Para se inscrever é necessário ter, no mínimo 14 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho (obrigatória para os maiores de 17 anos). Alunos do Programa Jovem Aprendiz também precisam entregar documento oficial da escola em que estuda, constando a série que está cursando.

Beneficiados pelo Bolsa Família precisam informar o número de seu Cadastro Único no ato da inscrição. Aqueles que não tenham o Cadastro Único deverão inscrever-se no Posto do Atende Fácil, localizado na Rua Capitão José Gallo, 55 - Centro, ao lado da Rodoviária, de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 16h.

A inscrição no Cadastro Único é feita de todos os membros da família ao mesmo tempo, portanto é necessário levar os documentos de todos os familiares. Menores de dezoito anos devem apresentar certidão de nascimento, RG ou CPF e informar seus dados escolares como nome da escola e série que está cursando. Já os membros maiores de dezoito anos deverão apresentar obrigatoriamente RG, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. É necessário apresentar também comprovante de residência familiar. Qualquer membro da família maior de 16 anos pode fazer o Cadastro Único, munido da documentação dos demais familiares, entretanto orienta-se que seja preferencialmente feito pela mãe, por conta de um questionário sobre a vida social da família a ser respondido no ato da inscrição.

Outras informações: Paulo Freire, telefone 4827-8555 e Atende Fácil, telefone 4825-5464.