13º Congresso de História reunirá ampla temática


Criado em 18/12/2014

Participação da mulher no desenvolvimento da região, migração e integração entre as cidades estarão contempladas nas discussões

“História, Diversidade e Identidade: O que nos Une?” será o tema do 13º Congresso de História do ABC, a ser realizado em setembro do próximo ano, em Ribeirão Pires. A definição da temática aconteceu durante reunião preparatória realizada na tarde de ontem (17), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O evento, que inicialmente recebeu o tema provisório “Caminhos de Povos e Culturas”, teve o escopo dos debates ampliado para se diferenciar de edições anteriores. Segundo o presidente do Comitê Organizador do Congresso e secretário adjunto de Cultura de Ribeirão Pires, Marcílio Duarte, havia a necessidade de rever a abordagem. Entre os temas propostos estavam a participação da mulher no desenvolvimento da região, migração nordestina e a integração entre as sete cidades. Para poder explorar todos esses itens, houve consenso de que o Congresso deveria abordar os aspectos culturais de cada município sob um viés de união.

“A última vez em que Ribeirão Pires sediou o evento, em 2000, nos apoiamos no aspecto suburbano da cidade; tínhamos a ideia de que éramos isolados. Quinze anos depois, queremos mostrar o quanto progredimos, e muito por conta da aproximação com os demais municípios’’, disse Marcílio.

Durante o encontro preparatório foi apresentado o protótipo do website que irá divulgar informações sobre o evento e hospedar, posteriormente, materiais especiais que incluem, desde memória oral - registrada por memorialistas - a fragmentos de histórias dos próprios munícipes.

Marcílio Duarte projeta o lançamento do site para o início de 2015, assim que as discussões sobre logística e programação forem encerradas. A próxima reunião preparatória, a quarta aberta ao público, com participação de memorialistas, pesquisadores e estudantes, acontecerá dia 16 de janeiro, também na sede do Consórcio.