3º lugar no I Prêmio de Inovação Social do Estado de São Paulo

Criado em 08/12/2014

Casa da Acolhida ficou na frente de 137 projetos de outras cidades

Atuando em Ribeirão Pires há dez anos, a Casa da Acolhida acaba de ganhar um novo reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na Estância. O I Prêmio de Inovação Social, realizado pela Secretaria de Assistência Social do Estado de São Paulo, certificou como terceiro melhor projeto entre os mais de 140 trabalhos apresentados por diversas cidades metropolitanas, interioranas e da baixada santista.

A presidente e coordenadora da Casa da Acolhida, Márcia Cristina Zancaneli, explicou como Ribeirão Pires chegou ao prêmio. "Nos inscrevemos enviando todo o trabalho desenvolvido na casa, que inclui laboterapia musical; terapia individual; dia da beleza para as mulheres; inserção na sociedade através do diálogo; desintoxicação e acompanhamento familiar", explicou Márcia.

Depois da inscrição, a instituição recebeu um representante do Governo do Estado que avaliou e acompanhou o trabalho da Casa. A identificação como terceiro melhor projeto social de São Paulo foi garantida e registrada em uma placa que será fixada no local. "Viram que o trabalho em Ribeirão Pires não é apenas de acolhimento, mas também de acompanhamento e de amor ao ser humano, o que é o mais importante", garantiu o prefeito da Estância, Saulo Benevides.

A Casa da Acolhida hoje tem como principais fontes de verba os repasses feitos pela Prefeitura Ribeirão Pires e o Governo Estadual, além de parcerias como o programa Mesa Brasil do SESC. “Somos também atendidos com doações, bazares e isso nos ajuda bastante. Temos muito que agradecer também a esta Administração. As coisas melhoraram”, ressaltou Marcia.

Para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Sonia Garcia, o prêmio reconhece um trabalho de excelência realizado no município. "É uma parceria que funciona. Buscamos sensibilizar a pessoa em situação de rua com uma abordagem humanizada para sociabilizar o atendido referenciando toda a família e ampliando o fortalecimento de vínculos", explicou Sonia.

A Casa da Acolhida está localizada na Rua Aurora número 103, próximo à UBS Central em Ribeirão Pires.