Escola municipal de Ribeirão Pires promove projetos de Cidadania

Criado em 04/12/2014

Há cinco anos, a escola desenvolve projeto que passa pelo sistema econômico, a solidariedade e, este ano, abordou o processo eleitoral

Em outubro deste ano, aproveitando a época eleitoral do país, a Escola Municipal Engº. Carlos Rohm - unidade I, promoveu atividade sobre o Sistema Eleitoral com os 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I, atingindo no total cerca de 266 alunos.

O projeto pedagógico envolveu pesquisa e aulas sobre o sistema democrático, a importância do voto e da escolha consciente do candidato, além do contato com a urna eletrônica, cedida pela Cartório Eleitoral de Ribeirão Pires, promovendo a interação dos alunos com o equipamento e o entendimento de todo o processo eleitoral.

A atividade faz parte de um projeto realizado pela escola há cinco anos, chamado "Participamos no Desenvolvimento da Cidade", que trabalha a consciência cívica dos alunos. Além do Sistema Eleitoral, ao longo destes cinco anos, os alunos também pesquisaram o sistema financeiro e tributário, tema que incentivou a doação de notas fiscais pelas famílias e a doação das mesmas para asilos do município.

Em 2013, foram arrecadados 3.500 cupons fiscais entregues para a instituição LABEM - Lar Espírita Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. Participaram da arrecadação das notas alunos; pais; comunidade e profissionais da unidade escolar.
A professora responsável pelo desenvolvimento do projeto, Luciana Rezende, explica que a ação social é um complemento do assunto abordado em sala de aula. "Com a educação fiscal, o aluno aprende a distinguir como os recursos públicos são aplicados na cidade e qual o papel do cidadão na sociedade", afirma.

"A educação tem a função de transformar as nossas crianças em cidadãos conscientes, garantindo melhorias no futuro do país", afirma a vice-prefeita e secretária de educação, Leonice Moura. "Por isso, insisto na ideia de que o melhor investimento que um governo pode fazer é na educação de seus munícipes", conclui.