700 moradores se formam em cursos profissionalizantes

Criado em 04/12/2014

Alunos Centro de Formação Paulo Freire receberam certificado de conclusão durante em cerimônia na Tenda Multicultural

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires entregou nesta quarta-feira (3) os certificados de conclusão de curso para 700 alunos do Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire. Familiares e formandos de 18 cursos oferecidos gratuitamente neste ano participaram de cerimônia de entrega dos certificados, que aconteceu na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna.

Pessoas de diversas idades se juntaram para celebrar a nova etapa profissional na qual estão ingressando. José Barbosa, aluno de Marcenaria, se formou aos 45 anos. “Nunca é tarde para aprender coisas novas”, declarou.

Adriana Patrícia Domingues, de 30 anos, teve sua primeira formação na área de beleza agora, após curso para se tornar cabeleireira. Antes, atuava como manicure. “Já estou trabalhando em salão, mas o que o curso me trouxe de aprendizado com técnicas, no dia a dia de trabalho não há tempo para absorver”, contou.

Deise Cristina Damião foi a instrutora do curso de Assistente de Cabeleireiro e garante que as alunas saíram preparadas para o mercado de trabalho. “É um curso para quem quer começar e tem pouca ou nenhuma noção. Os módulos do curso incluem técnicas de corte, história da profissão e utilização de química nos cabelos”, afirmou a profissional.

“O principal objetivo dos cursos oferecidos no Centro Paulo Freire é que as pessoas consigam ingressar em suas carreiras e gerar renda própria. Agora, nossos alunos estão prontos para alcançar novos desafios e atividades profissionais, com bases práticas das áreas escolhidas”, declarou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sonia Garcia.

Os 18 cursos que tiveram fechamento nesta formatura foram: Práticas Administrativas; Operador de Telemarketing; Corte e Costura; Padaria Artesanal; Marcenaria Artesanal, Marchetaria e Brinquedos Pedagógicos; Micro Carregadeira; Logística; Manobrista; Assistente de Cabeleireiro; Informática; Violão; Auxiliar de Transporte, Movimentação e Distribuição de Cargas; Agente de Coleta e Entrega no Transporte de Pequenas Cargas; Paleteira Elétrica; Pedreiro; e Eletricista Predial. Para obter mais informações sobre as inscrições do Centro de Formação Profissionalizante Paulo Freire, o telefone de contato é 4827-8555.

Marcenaria de Brinquedos Pedagógicos

Toda a dedicação dos alunos do curso de Marcenaria de Brinquedos Pedagógicos, que acontece no Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire, pôde ser conferida em cada uma das peças expostas na última sexta-feira (28), desenvolvidas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da turma do segundo semestre de 2014.

Durante os quase cinco meses de curso, os alunos puderam ampliar a visão sobre marcenaria de criação de brinquedos, aprendendo técnicas de pedagogia para a invenção de objetos que trazem também a complexidade de usar como material básico a madeira, sob orientação do professor Luis Rodrigues Castro.

Entre as peças apresentadas, o grupo, formado por 20 pessoas, desenvolveu brinquedo todo feito de madeira para mostrar as funções do aparelho digestivo sob um olhar lúdico. A intenção é transformar a forma de ensinar em brincadeira e fazer com que crianças aprendam de uma forma diferente.

“Queríamos abrir as portas do Centro para visitantes e familiares, aproximá-los das nossas atividades e promover uma experiência diferenciada também aos alunos. Eles adoraram a oportunidade de mostrar o que aprenderam durante as aulas”, explicou a diretora do Centro de Formação Professor Paulo Freire, Marli Pereira.