Ribeirão Pires promove ações pela luta contra a Aids

Criado em 01/12/2014

Nesta segunda-feira, 01 de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, Ribeirão Pires entrou no clima da prevenção à doença. Pela manhã, por meio de parceria entre profissionais do Serviço de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde e Higiene e o vereador Eduardo Nogueira, funcionários e parlamentares da Câmara Municipal receberam kits contendo preservativos e material informativo sobre o vírus HIV, Aids e Sífilis.

A ação faz parte da Campanha Fique Sabendo. Monumentos da Estância Turística de Ribeirão Pires ganharam nesta semana laços vermelhos, símbolo da luta contra o HIV/Aids.

Até o dia 05, sexta-feira, a Prefeitura promove a 7ª edição da Campanha Fique Sabendo, que reforça a divulgação dos serviços de testagem e aconselhamento disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde, no Serviço de Atenção Especializada (Av. Francisco Monteiro, 205 – Centro. Seg. a sex., das 8h às 17h). Durante o período, o SAE amplia o horário de funcionamento – das 7h às 18h.

“É de extrema importância que as pessoas busquem orientação e façam testes para conhecer sua sorologia. Diante de um diagnóstico positivo, o portador terá acesso precoce a assistência adequada e oportuna. Mesmo em caso negativo, o paciente terá a possibilidade de adotar ou manter práticas de sexo seguro”, explicou a coordenadora do departamento de Infectologia da Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, Nanci Garrido Butin.

No sábado, 06, equipes da Secretaria de Saúde e Higiene distribuirão materiais informativos sobre HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, além de preservativos, esclarecerão dúvidas da população e divulgarão os serviços gratuitos da rede municipal. A ação será realizada na Praça Central da cidade.

Ações permanentes de prevenção:

Permanentemente, a Secretaria de Saúde e Higiene mantém ações educativas e de conscientização sobre a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. A distribuição de preservativos gratuitamente em pontos de grande concentração de jovens, como espaços de shows e comércios na região central da cidade, faz parte do trabalho desenvolvido.

A divulgação dos trabalhos realizados pelo CTA também está sendo feita no município por meio de parcerias com diversas secretarias e entidades. O trabalho de prevenção entre pares com grupo de adolescentes do grêmio da Escola Estadual Leiko Akaishi será retomado com o reinício das aulas. Grupos religiosos também recebem ações da equipe de infectologia. Além disso, a Secretaria de Saúde e Higiene também disponibiliza preservativos em pontos como a agência do INSS, no posto de Saúde da Rodoviária e no Posto Atende Fácil.

Serviço de Atenção Especializada:

Prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis são prioridades na área de saúde pública em Ribeirão Pires.

O SAE gerencia o Programa Municipal DTS/AIDS/Hepatites Virais/Tuberculose e hanseníase. Trabalha com ações de prevenção, tratamento e orientação sobre essas doenças durante todo o ano.

Centro de Testagem e Aconselhamento

Funciona dentro do SAE e oferece gratuitamente pela Prefeitura os exames de HIV (Aids), Hepatites B e C e Sífilis.

Disponibiliza gratuitamente preservativos masculinos e femininos e gel, além de informação e orientações.

Os munícipes podem também recorrer ao Disque DST/AIDS, pelo telefone 0800-77-31661.

SAE/CTA

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Avenida Francisco Monteiro, 205 – Centro.

Telefone: 4828-4441.