Alunos da rede municipal participam da Avaliação Nacional de Alfabetização

Criado em 26/11/2014

Cerca de 2,3 milhões de alunos do 3º do Ensino Fundamental de todo país participaram da Avaliação Nacional de Analfabetismo - ANA, em 2013

Realizada pelo Ministério da Educação e organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP, a ANA - Avaliação Nacional de Analfabetismo mede o desempenho dos alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental (fase final do ciclo de alfabetização), das escolas públicas de todo o país.

Este ano, em Ribeirão Pires, as provas serão aplicadas nos dia 25 e 26 de novembro, em nove escolas da rede municipal de ensino que atendem alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental.

>

Os alunos serão avaliados em Língua Portuguesa (escrita e leitura) e Matemática, distribuídos em quatro níveis. O Nível 1 de leitura, por exemplo, equivale a "ler, com base em imagens, palavras dissílabas, bissílabas e polissílabas"; e o Nível 4 que equivale a "reconhecer a relação de tempo em texto verbal e identificar referente de pronome possessivo em poema".

Em 2013,  participaram da avaliação as escolas E.M João Midolla; E.M Profº. Sebastião Vayego de Carvalho; E.M Engº. Carlos Rohm I; E.M Profª. Lavinia de Figueiredo Arnoni; E.M Maria Siqueira de Paula; E.M Manoel Baptista da Silva; E.M Profº. Antonio Lacerda Bacellar;  E.M Comendador Abdalla Chiedde e E.M Yoshihiko Narita. Em média, as unidades da rede municipal de ensino da Estância ficaram entre os Níveis 3 e 4 de proficiência em Leitura, Escrita e Matemática.

ANA é uma das três avaliações do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica e é uma das medidas que integram o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Durante o processo, são levantados indicadores contextuais como Níveis Socioeconômicos e Indicadores de Adequação da Formação Docente