Prefeitura promove Semana de Mobilização contra a Dengue

Criado em 26/11/2014

Equipes da Secretaria de Saúde e Higiene estimulam eliminação de focos do mosquito transmissor da doença

Até o próximo sábado (29), a Prefeitura de Ribeirão Pires reforça as ações de combate à dengue, na Semana de Mobilização contra a doença. Durante toda essa semana, agentes de controle de endemias da Secretaria de Saúde e Higiene orientam moradores e esclarecem dúvidas sobre a dengue em Unidades Básicas de Saúde da rede.

A equipe municipal de controle de vetores realiza neste período ações educativas, com ênfase na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. O objetivo é prevenir que focos do mosquito aumentem no período de chuvas de verão.

Para encerrar a semana de mobilização, no sábado, dia 29, a equipe estará na Praça Central, das 9h às 16h, distribuindo folhetos sobre a doença, além de expor amostras do ciclo do mosquito – ovos, larvas, pupas e alados. Reclamações e denúncias de possíveis focos de infestação serão recebidas pelos profissionais no local.

Em 2014, não foram registrados casos positivos da doença contraídos em Ribeirão Pires. Os 25 casos da doença registrados pelo município foram contraídos em outras cidades.

Ações permanentes de prevenção:

Durante todo o ano, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde e Higiene, trabalhos para a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti acontecem em Ribeirão Pires. As equipes de agentes do CCZ montam e fiscalizam armadilhas espalhadas pelo município para verificar se há a presença de larvas do mosquito em alguma região da cidade.

Este tipo de fiscalização também é feita nos chamados “pontos estratégicos”, que são ferros-velhos e cemitério, entre outros, onde há acumulo de água em recipientes como pneus e vasos, condição e locais com grande potencial para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Os agentes também atendem a demandas onde há suspeita de focos do mosquito. Através do telefone 4824-3748, os moradores podem solicitar que agentes verifiquem residências e áreas onde possam haver focos do Aedes aegypti. Se constatado algum foco do mosquito, uma equipe de agentes realiza trabalho de orientação aos moradores da região onde foram encontradas larvas.

Campanhas e ações educativas também fazem parte das ações de combate ao mosquito, já que conscientizam moradores a não deixar água parada nos locais onde o mosquito se prolifera.