5ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania


Criado em 14/11/2014

Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sonia Garcia, esteve na última quarta-feira (12) em evento que reuniu gestores de diversas cidades de São Paulo

“Acessibilidade e Mobilidade Urbana” foi pauta da 5ª edição da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, realizada na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo, na última quarta-feira (12). A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Ribeirão Pires, Sonia Garcia, representou a Estância Turística no evento junto com o secretário adjunto de Política Comunitária e Institucional, Moizés Rusino de Moura, e a representante do Condef, Maria Betânia Basílio.

Após a cerimônia de abertura, foi apresentado o Modelo de Plano Municipal de Acessibilidade para estimular os municípios do Estado de São Paulo a planejarem ações em prol da acessibilidade universal. Na sequência, foi lançado o Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência, para promover e ampliar a interlocução e o intercâmbio entre gestores públicos municipais responsáveis por questões relativas aos direitos, à acessibilidade e à inclusão das pessoas com deficiência.

Para a secretária Sonia Garcia, a participação de Ribeirão Pires amplia a discussão do acolhimento e inclusão na cidade. “O tema Acessibilidade e Mobilidade Urbana estimula as cidades, dos municípios menores até as metrópoles, a buscarem novas soluções e repensarem o espaço urbano. É importante que essa discussão chegue até nós e possa ser estendida ao trabalho intersetorial que já realizamos”, declarou Sonia.

A Caravana, que já visitou mais de 40 cidades no Estado de São Paulo, é evento interativo que reúne apresentações artísticas, palestras de especialistas em inclusão, acessibilidade e legislação de interesse para as pessoas com deficiência. Se propõe também a abrir espaço para divulgação de políticas públicas, projetos e ações locais e regionais de sucesso, visando promover sua replicação no âmbito estadual.