Palestras sobre prevenção marcam Novembro Azul


Criado em 13/11/2014

Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, promove conscientização de pacientes nas UBSs da cidade

Os pacientes que passaram pela manhã desta quinta-feira, dia 13, na Unidade Básica de Saúde Guanabara participaram de conscientização sobre a importância da realização de exames de rotina para diagnóstico precoce de casos de câncer de próstata. A ação faz parte de uma série de palestras que serão realizadas durante todo o mês, no Novembro Azul.

Equipe multiprofissional ministra as palestras e esclarece as dúvidas dos pacientes, que são convidados a participar dos eventos. Homens com idade acima de 45 anos são orientados sobre a importância de fazer os exames anualmente. Os exames, tanto de toque quanto de sangue, são feitos na própria UBS. Caso seja verificada alguma alteração, o paciente é encaminhado para médico especialista.

Em Ribeirão Pires, pacientes atendidos pela Atenção Básica são encaminhados para avaliação com urologista do Centro de Especialidades Médicas do município. O paciente faz ultrassom na rede e, se constatada alguma suspeita, é encaminhado a uma das unidades de referência da cidade, para consulta com urologista, que fará os encaminhamentos, como biópsia. As unidades de referência para urologia são Hospital Mário Covas e Hospital Serraria.

Além de abordar a saúde do homem, durante as palestras, as equipes da Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura divulgam serviços de saúde da rede e campanhas, como de vacinação contra a poliomielite e sarampo.