Ribeirão Pires terá investimento de R$ 2,3 milhões em energia elétrica

Criado em 09/05/2013

O prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, recebeu, na manhã desta quarta-feira (8), em seu gabinete, equipe técnica da concessionária de energia elétrica AES Eletropaulo para estreitar relações, anunciar plano de investimentos e debater questões afins para garantir a performance do fornecimento de energia no município.

"Até 2016 investiremos R$ 1,08 milhão na manutenção da rede e R$ 1,21 milhão em poda de árvore. Ação complementar aos R$ 2,27 milhões aplicados na proteção da rede de energia elétrica de Ribeirão Pires entre 2011 e 2012", anunciou o diretor de clientes públicos da AES Eletropaulo, Artur Tavares.

Atualmente, o município possui 33.636 clientes, entre residências, comércios, indústrias e iluminação pública no município, com consumo de energia de 224.847.535 MWh/ano. Benevides acredita que, com a concretização de alguns projetos como, por exemplo, o prolongamento da Avenida Prefeito Valdírio Prisco até a Unidade de Pronto Atendimento, através de convênios com o Governo do Estado de São Paulo e com o Governo Federal, a parceria com a concessionária será importante. ?Precisamos trabalhar juntos para garantir a expansão do serviço de iluminação pública de acordo com o crescimento da cidade?, explicou.

Iluminação pública - A manutenção da rede de iluminação pública de Ribeirão Pires, composta por, aproximadamente, 14 mil lâmpadas, é feita de acordo com a solicitação dos munícipes (reclamação protocolada através do telefone 0800 7272196) e em esquema de ronda pelas ruas. De acordo com a AES Eletropaulo, foram efetuadas e 2013, até o momento, 1.271 rondas, sendo que 35% delas foram em atendimento aos protocolos dos munícipes.

Tavares ressaltou a importância da população ser orientada pela Prefeitura a registrar as queixas a respeito de iluminação pública diretamente com a concessionária. ?Percebemos que o número de protocolos, no geral, é muito inferior ao número de atendimentos?. Além disso, o diretor de clientes públicos da AES Eletropaulo propôs ao prefeito que a ronda passe a ser feita em conjunto com equipe da Secretaria de Infraestrutura Urbana para identificar a competência pelos consertos.

Poda de árvores - Com o intuito de prevenir e evitar interrupções no fornecimento de energia elétrica, além de evitar acidentes, principalmente durante o período chuvoso, a AES Eletropaulo efetuou 21.983 podas no período de março de 2012 a março deste ano. Até o final de 2013, a estimativa da concessionária é realizar, aproximadamente, 8.400 podas de árvores. O serviço é realizado por profissionais preparados e qualificados.

A AES Eletropaulo orienta os consumidores que queiram solicitar a poda em caso de proximidade com a rede elétrica através do serviço 0800. "A Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico (Sephama) deverá atuar junto à concessionária para a otimização deste serviço no município. O trabalho conjunto da Prefeitura com a concessionária beneficia diretamente a população", disse o prefeito. (09/05/2013)