Mostra de Teatro 2014 começa no dia 18


Criado em 12/11/2014

Até o fim de novembro, 16 peças serão apresentadas no Teatro Municipal Euclides Menato gratuitamente

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizará entre os dias 18 e 30 de novembro a Mostra de Teatro 2014. Serão 16 peças, apresentadas gratuitamente, todas no Teatro Municipal Euclides Menato – localizado no Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193, Centro) – e os ingressos podem ser retirados uma hora antes de cada espetáculo. A colaboração com um quilo de alimento não perecível é opcional.

A Mostra terá início com “Contosdearrepiar.com”, uma criação coletiva que leva a direção de Josy Carvalho e Anderson Costa, apresentando um exercício cênico baseado em lendas urbanas e folclóricas contadas dentro do universo dos próprios alunos. A peça acontecerá às 20h.

“Promover cultura e lazer com preços baixos ou gratuitos é a nossa meta. Sempre que trazemos shows, peças e apresentações na praça ou no Teatro Municipal, estamos ampliando as oportunidades para moradores e visitantes terem acesso às atividades culturais. Além disso, é uma oportunidade dos alunos de nossas oficinas mostrarem o que aprenderam e descobrirmos novos talentos”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Cassiano Filho.

A maioria das apresentações acontecerá no período noturno. Todas as peças são de classificação livre, com exceção dos espetáculos “Em Gula”, que acontece no dia 23, e Ópera do Malandro, do dia 30, voltados para pessoas com mais de 16 anos.

Confira as peças que serão apresentadas durante a Mostra de Teatro 2014:

Contosdearrepiar.com

18/11 – Terça-feira, às 20h

Texto: Criação Coletiva

Direção: Anderson Costa e Josy Carvalho

Sinopse: Exercício cênico baseado em lendas urbanas e folclóricas que são contadas dentro do universo dos próprios alunos.

Assim que o sonho acabar deixo tudo para trás

19/11 - Quarta-feira, às 20h

Texto: Criação Coletiva

Direção: Leonardo Henrique

Sinopse: Falar em Conto de Fadas é tratar de forma maravilhosa questões sobre transformação de pensamentos e atitudes. Inspirado nisso, o espetáculo traça uma jornada lúdica que mistura a fantasia das histórias e a nossa realidade, onde o encontro com o público é um convite para seguir adiante e que, assim como nos contos, o teatro seja o lugar em que tudo é possível  acontecer.

Os sonhos

20/11 – Quinta-feira, às 20h

Texto e direção: Rodrigo Silva e Fátima Matos

Sinopse: Texto traz histórias baseadas na vida dos alunos. Grupo de teatro da terceira idade conta seus sonhos.

Tudo Plástico

21/11 – Sexta-feira, às 20h

Texto: Volker Ludwig e Detlef Michel

Direção: Vanessa Bartcus

Sinopse: Uma juventude perdida buscando seu espaço. Valores questionados, gerações em conflito. República formada numa casa invadida. Ao final, todos querem seu lugar ao sol. “Sem futuro? Não, obrigado!”

Que história é Essa?

22/11 – Sábado, às 16hs

Texto: Adaptação Pitty Santana

Direção: Pitty Santana

Sinopse: Que história é Essa? Texto adaptado da obra de Flávio de Souza, onde as crianças brincam de contar histórias do ponto de vista de personagens secundários, sempre usando músicas e muita imaginação.

O Deus nos acuda

22/11 – Sábado, às 20h

Texto: Braulio Pedroso

Direção: Anderson Costa e Josy Carvalho

Sinopse: Comédia novelesca com todas as tramas, enlaces e desenlaces propícios do gênero, criticando de forma irreverente o universo televisivo.

A verdadeira história do lobo mau

23/11 – Domingo, às 16h

Direção: David Casanova

Texto: Gê Mello

Sinopse: A floresta está em perigo. Existe um ladrão roubando coisas dos seus moradores. Quem será o culpado? Será justo acusar o lobo mau a julgar os atos de seus antepassados? É isso o que vamos descobrir nessa empolgante fábula que nos ensina a não julgar os outros pela aparência.

Em Gula (Classificação 16 anos)

23/11 – Domingo, às 20h

Texto: Daniela Terehoff

Direção: Emerson Ribeiro

Sinopse: Certo dia, uma cidade inteira é engolida por uma nova espécie de tubarão de proporções gigantescas: o tubarão Gula. Com o passar dos anos, os sobreviventes deste caos, acabam se acostumando com seu novo mundo e desistindo de almejar uma saída para a escuridão a que o destino os legou.

Romeu e Julieta

25/11 – Terça – feira, às 20h

Texto: Romeu e Julieta

Direção: Pitty Santana e Rodrigo Silva

Sinopse: Através do universo do palhaço, um grupo de pré-adolescentes conta uma das mais famosas histórias de amor: a de “Romeu e Julieta”. A proposta do espetáculo é utilizar um roteiro de ações que será desenvolvido através de improviso, musicas da atualidade e trechos clássicos da obra de Willian Shakespeare.

Clarão nas Estrelas

26/11 – Quarta-feira, às 20h

Texto: Vladimir Capella

Direção: David Casanova e Josy Carvalho

Sinopse: Fábula contemporânea baseada nas lendas do príncipe pássaro e a famigerada Maria Borralheira.

Confissões de um gamer adolescente

27/11 – Quinta-feira, às 20h

Texto: Kauê Neres e David Casanova

Direção: Murilo Sanches

Sinopse: Uma comédia romântica cheia de conflitos adolescentes. Kauan, um nerd apaixonado por uma “patricinha”, e Alice, uma isolada apaixonada por um “descolado”, que nessas diferenças encontram um grande sentimento.

O Mágico de Oz

28/11 - Sexta-feira, às 20h

Direção: David Casanova e Murilo Sanches

Adaptação: David Casanova

Sinopse: Baseado no clássico de L. Frank Baum, essa peça é uma adaptação livre que conta a trajetória de Doroth, uma garotinha comum que tenta voltar para casa após um ciclone invadir sua moradia. Nessa jornada ela faz amizades com seres incomuns como o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde. Aos poucos eles descobrem que a Maravilhosa Cidade das Esmeraldas não é tão maravilhosa assim.

O Reflexo

29/11 – Sábado, às 16h

Texto e Direção: Valéria Jouze

Sinopse: A Lenda de Vitória-Régia e o Mito de Narciso. Duas lindas histórias que possuem o mesmo destino: todos foram enganados pelo reflexo.

Na Toca do Coelho

29/11 – Sábado, às 20h

Texto: Criação Coletiva / Dramaturgia: Daniela Terehoff

Direção: Valéria Jouze

Sinopse: E se você não pertencesse ao mundo em que vive? Com um toque de psicodelismo, a peça traz reflexões existenciais, emocionando e impactando. “Zero Zero Zero” se cansa de seu mundo cinza e embarca no mundo das cores que promete mudar sua vida para sempre.

Eu conheço um Jacaré

30/11 – Domingo, às 16h

Texto: Baseado no livro “E o dente ainda doía” de Ana Terra

Direção: Anderson Costa e Fátima Matos

Sinopse: Exercício cênico que conta a estória de um grupo de crianças que resolve fazer um piquenique no bosque, escondidos dos pais. Nessa aventura perigosa, eles aprenderão muitas coisas.

Ópera do Malandro (Classificação 16 anos)

30/11 – Domingo, às 20h

Texto: Chico Buarque de Holanda

Direção: Pitty Santana e Murilo Sanches

Sinopse: O texto Ópera do Malandro foi escrito por Chico Buarque em 1978 e fala sobre a malandragem na década de 1940 tendo como pano de fundo o jogo, a prostituição e o contrabando. Nesta montagem buscamos alguns fatos característicos da atualidade para incrementar a obra como o preconceito do povo sobre o próprio povo.