Desenvolvimento Humano é tema de Seminário de Educação em Ribeirão Pires


Criado em 06/11/2014

Desenvolvimento Humano é tema de Seminário de Educação em Ribeirão Pires

Este ano, o Seminário de Educação Municipal da Estância trouxe a palestrante Margareth Anderaós, com o  tema "Crescimento e Desenvolvimento Humano na Educação Básica"

Cerca de mil e duzentos professores e profissionais das equipes gestoras das unidades escolares da rede municipal participaram das atividades promovidas pela Secretaria de Educação, na última terça-feira (04), no Seminário Municipal de Educação, realizado pela SEIT - Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia.

Na ocasião, a vice-prefeita e secretária de Educação, Leonice Moura, enumerou temas como os investimentos realizados pelo governo no ensino do município; o processo de valorização dos professores; a construção de novas creches para o aumento de vagas; entre outras ações realizadas pela pasta e que buscam a melhoria da qualidade do ensino. Leonice destacou ainda o empenho e o trabalho dos professores em sala de aula. "Os altos índices que Ribeirão Pires atinge em avaliações como o IDEB e o ANA são, com certeza, o reflexo do trabalho desenvolvido por vocês professores, demonstra toda a competência e dedicação que vocês tem com os alunos da rede municipal", parabeniza a secretária.

O prefeito Saulo Benevides, não pode comparecer ao evento, pois estava em Brasília assinando um convênio para construção de um CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) que será instalado no bairro São Caetaninho mas deixou uma mensagem aos educadores, lida pelo secretário adjunto, Lóris Lessa.

“Quero registrar meu respeito por toda a dedicação e empenho individual e também coletivo de todos vocês... todos que direta ou indiretamente trabalham para o bom desenvolvimento de cada uma de nossas unidades escolares” e ainda completou “É preciso registrar que tivemos avanços importantes, ainda que tenhamos apenas dois anos de gestão e que todos eles são resultado desse empenho de nossa administração”.

O prefeito ainda agradeceu pela compreensão e paciência dos profissionais, inclusive diante das dificuldades de investimentos e operacionais para o desenvolvimento do trabalho.

O Seminário Municipal de Educação tem como principal eixo a socialização e a qualificação dos professores da rede municipal de ensino. Para isso, todos os anos os temas escolhidos para as palestras complementam o trabalho de formações  e qualificações realizado pela secretaria. Este ano, a palestrante convidada foi a psicopedagoga; profissional de educação física, especialista em Recreação e Educação Física Escolar e professora do Ensino Superior, Margareth Anderaós.

Margareth expôs o tema "Crescimento e Desenvolvimento Humano na Educação Básica" e discutiu a utilização das múltiplas linguagens do corpo no processo de construção do conhecimento, a evolução da corporeidade de 0 a 14 anos, as estratégias de ensino diferenciadas com o uso do corpo, educação motora, entre outros tópicos.

Kátia Simone da Silva Godoy, de 39 anos, é professora da E.M Profª. Lavínia de Figueiredo Arnoni, concursada há 22 anos, e destacou a troca de conhecimento e a reflexão das ações realizadas em sala de aula que o evento promove. "O Seminário é uma extensão do que a secretaria promove em todas as formações como as de Língua Portuguesa; Musicalização; Matemática, nos dando total suporte para a realização do trabalho pedagógico desenvolvido na escola", explica Kátia.

A professora Dorcas Turquetti, de 40 anos, está a quatro anos na rede municipal de ensino, e explica que o seminário e as formações promovem a qualificação e a atualização dos profissionais da rede. "Participo do Seminário todos os anos, pois os temas abordados são um importante complemento para o nosso trabalho, e o evento promove uma troca de experiências entre os colegas de trabalho que nos ajuda muito a melhorar o ensino oferecido", analisa Turquetti.