I Fórum de Arquivos Municipais do Grande ABC

Criado em 04/11/2014

Evento abrirá discussão, no próximo dia 06 de novembro, sobre ampliação do acesso à informação por meio da criação de sistema municipal de arquivos

A criação de um sistema municipal de arquivos, que uma vez aplicado poderá facilitar o Acesso à Informação e manter a transparência do Poder Público, além de estabelecer as diretrizes para aprimorar a gestão de arquivos públicos nos sete municípios da região. Esta proposta será debatida durante o “I Fórum de Arquivos Municipais do Grande ABC”, realizado na próxima quinta-feira (6), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. As profissionais Vivian Maria de Jesus e Sílvia Cristina Assoni, da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, serão palestrantes no evento.

As discussões envolverão o cumprimento à Lei Federal 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação – e a importância de manter documentos públicos organizados e conservados, de forma que estejam ao alcance dos cidadãos. Além de palestras com profissionais das sete cidades da região, o evento contará com a participação da Diretora do Departamento do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo, Ieda Pimenta Bernardes, explanando sobre “Lei de Acesso à Informação e suas Implicações na Administração Pública Municipal”; e do Coordenador do Grupo Temático História e Memória, Nilo Matos de Almeida, falando sobre “Formação dos Profissionais de Arquivos e de Museus da Região do Grande ABC”.

A região do ABC conta com uma imensa quantidade de arquivos públicos, e assim como as demais esferas, deve cumprir com os deveres impostos pela Lei de Acesso à Informação (LAI), que tem se consolidado como uma ferramenta de fundamental utilidade para a sociedade. No entanto, o sistema de preservação dos documentos públicos deve se modernizar para que as entidades possam obedecer e se adequar às exigências da nova legislação.

Para Sílvia Cristina Périco Fernandez Assoni, da Secretaria de Administração e Modernização de Ribeirão Pires, o aperfeiçoamento do conceito de Administração Pública impõe que a informação esteja disponível rapidamente e que os documentos administrativos sejam conservados e acessados. “As vantagens do Sistema Municipal de Arquivos são significativas: credibilidade, racionalização, eficiência e modernização administrativas, economia de tempo e de espaço, transparência, autoconhecimento, direito à informação e respeito à legislação vigente”, ressaltou.

A realização do I Fórum de Arquivos Municipais do Grande ABC reunirá agentes públicos, gestores de arquivos, técnicos, ativistas e estudiosos. “Serão pessoas com grande preocupação pelo trato documental que discutirão sobre a promoção de política regional com o objetivo de uma gestão com garantia ao acesso à informação para a sociedade e a preservação da memória”, concluiu Sílvia.

Serviço - I Fórum de Arquivos Municipais do Grande ABC

Dia 6 de novembro (quinta-feira), das 8h às 18h