Ribeirão Pires caminha contra o câncer de mama

Criado em 31/10/2014

No último dia da campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Transportes e Trânsito e o colégio SESI mobilizam população para conscientizar sobre a prevenção da doença

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, em parceria com o SESI, realizou hoje (31) caminhada para marcar o último dia do Outubro Rosa 2014. Reunindo cerca de 150 alunos do colégio para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a ação movimentou as ruas da cidade.

O trajeto, com saída às 9h do SESI, seguiu pela Rua Giácomo Sortino, Avenida Francisco Monteiro, passando pelas ruas Boa Vista, Miguel Prisco, Leonardo Meca, Avenida Fortuna, Rua Palmar (Praça Sabará), Avenida Prefeito Valdírio Prisco e retornando, por fim, ao SESI. Outras ações educativas, organizadas por agentes de trânsito, acontecerão na Avenida Prefeito Valdírio Prisco no período da tarde.

Seguindo a tipificação do Maio Amarelo – campanha realizada para conscientizar sobre acidentes de trânsito – a Secretaria de Transportes e Trânsito segue atuando em outras campanhas que promovem noções de preocupação com a própria saúde. “É importante que todos os moradores, mulheres e homens, tenham acesso à informação sobre os serviços de saúde públicos e preventivo”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, Rubens de Almeida Sousa.

Outras ações acontecem durante o dia também para conscientizar sobre a campanha, como bloqueios educativos em vias da cidade e orientação aos moradores.

Outubro Rosa

Durante o mês de outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, reforçou as orientações sobre a importância de realizar exames preventivos e manter hábitos saudáveis. Todas as Unidades de Saúde da Atenção Básica realizam palestras e rodas de conversa entre os pacientes para compartilhar informações sobre o que é o câncer de mama, como identificar e até diagnosticar precocemente, com exames de rotina, a doença, para ter acesso aos serviços de tratamento.

A Prefeitura disponibiliza permanentemente orientação aos pacientes sobre exames de prevenção, como o de autoavaliação, que pode ser feito durante o banho ou em frente ao espelho, e estimula os moradores a fazerem avaliação médica periodicamente. Na cidade, mulheres atendidas nas unidades de saúde da rede municipal que precisam realizar mamografia são encaminhadas para as unidades de referência do Estado – Hospital Mário Covas, AME Barradas e AME Santo André.