Crianças aprendem sobre trânsito brincando

Criado em 29/10/2014

Ribeirão Pires conscientiza desde cedo sobre práticas seguras como motoristas e pedestres para transformar os alunos da rede municipal de ensino em multiplicadores do conhecimento

Parte do programa “Trânsito também é coisa de criança”, alunos da Escola Municipal Carlos Rohm II participaram de uma atividade diferente na tarde desta quarta-feira (29). Orientados por Agentes de Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia, as crianças aprenderam como é constituída uma cidade e como funciona a sinalização semafórica enquanto brincavam de montar.

O jogo é simples, mas requer atenção dos alunos de quatro a seis anos. Em um tabuleiro grande, com ruas e calçadas, eles precisam identificar, por meio de números, onde colocar unidades de serviço essências para qualquer cidade, como escola, Corpo de Bombeiros, Agência dos Correios, hospital, entre outros. Após colocar os edifícios, é hora de inserir área verde, com árvores e parques, além de ciclovia e, só então, as identificações semafóricas e de trânsito.

“Todo o nosso projeto de Educação no Trânsito envolve atividades lúdicas que facilitam a compreensão. Montando uma cidade do zero, os Agentes mostram aos alunos tudo que é necessário para um município ser completo, o que inclui sinalização nas ruas para um tráfego de automóveis ordenado”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, Rubens de Almeida Sousa.

Na Escola Municipal Carlos Rohm II, cerca de 500 alunos já participaram do projeto. Na educação infantil, o programa “Trânsito também é coisa de criança” trabalha o tema com crianças de dois a sete anos que recebem a primeira formação sobre trânsito brincando, tornando-se multiplicadores do conhecimento.