SESI e Prefeitura organizam caminhada pelo Outubro Rosa

Criado em 29/10/2014

Ação será realizada em parceria com a Secretaria de Transportes e Trânsito da Estância Turística que organizará o evento e conscientizará a população

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, em parceria com o SESI, realizará caminhada em prol da campanha Outubro Rosa na próxima sexta-feira (31), 9h, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Seguindo a tipificação do Maio Amarelo – campanha realizada para conscientizar sobre acidentes de trânsito – a pasta segue atuando em outras campanhas que promovem noções de preocupação com a própria saúde. “É importante que todos os moradores, mulheres e homens, tenham acesso à informação sobre os serviços de saúde públicos e preventivo”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, Rubens de Almeida Sousa.

Itinerário da caminhada – Saída 9h do SESI, seguindo pela Rua Giácomo Sortino, Avenida Francisco Monteiro (sentido bairro/centro), ruas Boa Vista, Miguel Prisco, Leonardo Meca, Avenida Fortuna, Rua Palmar (praça Sabará), Avenida Prefeito Valdírio Prisco (sentido centro/bairro) e retorno ao SESI. Outras ações educativas, organizadas por agentes de trânsito, acontecerão na Avenida Prefeito Valdírio Prisco no período da tarde.

Outubro Rosa

Durante o mês de outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, reforçou as orientações sobre a importância de realizar exames preventivos e manter hábitos saudáveis. Todas as Unidades de Saúde da Atenção Básica realizam palestras e rodas de conversa entre os pacientes para compartilhar informações sobre o que é o câncer de mama, como identificar e até diagnosticar precocemente, com exames de rotina, a doença, para ter acesso aos serviços de tratamento.

A Prefeitura disponibiliza permanentemente orientação aos pacientes sobre exames de prevenção, como o de autoavaliação, que pode ser feito durante o banho ou em frente ao espelho, e estimula os moradores a fazerem avaliação médica periodicamente. Na cidade, mulheres atendidas nas unidades de saúde da rede municipal que precisam realizar mamografia são encaminhadas para as unidades de referência do Estado – Hospital Mário Covas, AME Barradas e AME Santo André.