Defesa Civil visita NUPDECs


Criado em 23/10/2014

O objetivo é alertar os moradores sobre os perigos recorrentes no período das chuvas

A Defesa Civil de Ribeirão Pires realiza visita aos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs). As visitas já iniciaram em alguns bairros como Santo Bertoldo, Jardim Santa Rosa e Parque Aliança. São 17 núcleos espalhados em 17 bairros. O objetivo é levar noções de defesa civil, alertar os moradores sobre os perigos recorrentes no período das chuvas que se iniciam em dezembro e se estendem até abril e buscar novos multiplicadores para as campanhas de prevenção.

Os núcleos buscam envolver as comunidades localizadas em áreas suscetíveis aos problemas naturais em um processo de construção de uma consciência crítica sobre a preservação do meio ambiente. “Trata-se de pessoas das comunidades que são cadastradas na Defesa Civil para serem nossos interlocutores”, explica a Agente de Defesa Civil, Dilza Leite Freire Miyamoto.

Os agentes dos NUPDECs são capacitados para reconhecerem os perigos (deslizamentos, enchentes, inundações, perigos nas tempestades) e ficam de olho para acionarem a Defesa Civil em casos de risco iminente. Os líderes se tornam "olhos e braços" da Defesa Civil dentro das comunidades e são multiplicadores de conhecimentos sobre o processo de prevenção. São alertados sobre o descarte correto de lixo, sobre a importância da reciclagem, sobre os perigos dos raios, deslizamentos, enxurradas e inundações de um modo em geral.

Quem precisar entrar em contato ou tiver interesse em ser um multiplicador pode ligar para os seguintes telefones: 199 e 4825-1830.