Portal Turístico será reformado


Criado em 03/05/2013

Localizado na Avenida Kaethe Richers, equipamento apresenta fissuras nas vigas e colunas

Por medida de segurança, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Obras, irá reformar o portal turístico localizado na Avenida Kaethe Richers, que dá acesso à Rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). Inaugurado em 2006, o equipamento público foi construído, por empresa terceirizada, em área encharcada, por conta da proximidade de uma nascente, e se deteriorou por falta de manutenção.

Equipe técnica da Secretaria de Obras efetuou vistoria no portal turístico e identificou problemas estruturais nas fundações; fissuras nas vigas e colunas e algumas peças de concreto danificadas e espalhadas pelo chão. Em relatório, a Pasta apontou a necessidade de intervenção no local, com interdição parcial por medida preventiva de segurança.

O projeto de reforma está sendo concluído, mas prevê a retirada do telhado do portal, feito de madeira e telhas, e reconstrução de parte da estrutura. Em nota a Secretaria de Obras informou que "o monumento apresenta sinais antigos de deterioração, e que as medidas corretivas adequadas não foram tomadas".

De acordo com o relatório, são perceptíveis serviços de maquiagem na estrutura, principalmente na parte de sustentação do telhado, onde as fissuras foram tapadas com material tipo massa corrida. A pintura tratou de esconder as trincas.

Nas colunas à direita, no sentido Centro - Rodovia Índio Tibiriçá, é muito clara a olho nu a inclinação das mesmas. Pedaços de cimento se desprendem da estrutura. A obra ainda não tem data definida para começar, mas a Secretaria de Obras agiliza os projetos e processos burocráticos para início o mais rápido possível. (03/05/2013)