Turminha da Alegria interage com crianças na Praça Central

Criado em 17/10/2014

Ação faz parte de projeto social da Guarda Civil Municipal que aproxima GCMs  e moradores

Famílias que passaram pela Praça Central Ribeirão Pires nesta quinta-feira, dia 16, foram surpreendidas com a Turminha da Alegria. Em comemoração ao mês das crianças, os integrantes da Turma, Guardas Civis Municipais da cidade, interagiram com moradores e visitantes através de brincadeiras e da distribuição de doces.

A atividade faz parte de projeto social iniciado neste ano pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública. Além da Turminha da Alegria, que realiza visitas aos pacientes internados na pediatria do Hospital e Maternidade São Lucas, em observação na ala de observação pediátrica da UPA Santa Luzia ou que aguardam atendimento nas Unidades de Saúde do município, a Guarda Civil Municipal também conta com a Turminha da Guarda, grupo de fantoches que faz apresentações teatrais junto às crianças da rede municipal de ensino.

A GCM Janete Soares de Oliveira, uma das integrantes da Turminha da Alegria e da Turminha da Guarda, fala sobre a experiência de trabalhar com projetos sociais direcionadas ao público infantil, em parceria com as secretarias de Saúde e Higiene e de Educação, Inclusão e Tecnologia.  “É um trabalho enobrecedor. A gente cresce como pessoa, algo que não dá para explicar. Não tem preço ver o sorriso das crianças”, declarou a GCM.

Para fazer parte tanto da Turminha da Guarda, que leva informação e segurança preventiva às escolas, como da Turminha da Alegria, que leva diversão e conforto às crianças na rede municipal de saúde, os membros da Guarda Civil Municipal participaram de cursos artísticos.

Outros projetos também estão sendo colocados em prática na cidade. É o caso da formação do Canil Municipal. No final do último ano, foram doados à GCM da cidade dois cães, uma filhote de pastor alemão, de quatro meses de idade, e uma filhote de pastor belga de Malinois, de dois meses.

Os cães estão sendo adestrados e auxiliam membros da GCM dos trabalhos com apreensão de drogas e patrulhamento, além de serem parte dos projetos sociais e educacionais da Guarda de Ribeirão Pires.

A Guarda Civil Municipal da Estância também está ampliando os canais de comunicação com os moradores. Desde março, a Secretaria de Segurança Pública da cidade implantou o serviço de emergência “Disque 153”. A GCM pode ser acionada por meio de ligações telefônicas diretas a este número para atender chamados para casos como vandalismo, pichações, danos ao patrimônio público, crimes contra o meio ambiente, entre outras infrações.