Defesa Civil forma multiplicadores para enfrentar o período de chuvas

Criado em 14/10/2014

Defesa Civil forma multiplicadores para enfrentar o período de chuvas

O objetivo é levar informações sobre prevenção ao maior número de pessoas.

A Defesa Civil de Ribeirão Pires, se antecipando aos riscos do período das chuvas que se aproxima, investe em programa de Multiplicação de Agentes de Divulgação, buscando parceiros para que as informações mais relevantes sobre como se preparar para esse período de aumento das águas de chuvas e também sobre como agir em situações de riscos de deslizamentos e desbarrancamentos de terras cheguem ao maior número possível de pessoas.

Distribuindo a cartilha “Comunidade Mais Segura” do Ministério das Minas e Energia, os Manuais do Cidadão do Governo do Estado de São Paulo, “Como Proceder nas Emergências do Verão” e “O que fazer e o que não fazer durante as trovoadas e tempestades com raios” e o manual “Operação Verão Seguro – Chuva: não dá para evitar” da Prefeitura de Ribeirão Pires, a Defesa Civil forma parceiros que levem adiante as explicações e esclarecimentos feitos pela Agente de Defesa Civil, Dilza Leite Freire Miyamoto.

Entre os temas abordados estão a observação dos imóveis atentando para rachaduras e abertura de fendas, movimentações de terra, descarte inadequado de lixo e entulho, cortes irregulares de barrancos para construção de imóveis e desmatamentos, entre outros.

“Quanto mais olhos de parceiros tivermos sobre nossa cidade, mais segura ela estará. Não podemos pensar que seja apenas responsabilidade de fiscalização da Prefeitura”, disse Dilza durante o encontro com as alunas do curso de artesanato do CRI – Centro de Referência do Idoso.

A Defesa Civil realiza palestras nas escolas em parceria com a Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia e também atende a convites de igrejas e empresas para abordar esse e outros temas sobre o trabalho realizado por eles.

A Defesa Civil fez um levantamento de quais são as áreas de risco da cidade e tem um monitoramento sobre essas áreas para que a prevenção esteja sempre à frente da ocorrência.

A Defesa Civil atua em parceria com a Secretaria e Assistência Desenvolvimento Social, que é responsável por encaminhar as vítimas socorridas e atendidas nesses episódios para os programas de acolhimento, inclusão no Bolsa Família e também no Minha Casa Minha Vida.

Quem precisar entrar em contato ou tiver interesse em ser um multiplicador pode ligar para os seguintes telefones: 199 e 4825-1830.