Munícipes doam duas mil mudas de plantas nativas à Estância

Criado em 10/10/2014

Doação de duas mil mudas de plantas nativas é feita por munícipes que, além de colaborar com a responsabilidade ambiental individual, contribuem com o meio ambiente e beneficia a cidade com beleza e biodiversidade

A Estância Turística recebeu a importante doação de duas mil mudas de plantas nativas. Com o intuito de ratificar a responsabilidade ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ribeirão Pires, irão utilizar os donativos para recuperar a mata ciliar local e embelezar a cidade com manacás, araçás, pitangueiras, entre outras espécies.

A iniciativa se deu através de um casal moradores do Bairro Ouro Fino Paulista e proprietários do Fiori de Luce. O espaço de 40 mil m² é conhecido por abrigar hortas orgânicas, gastronomia sustentável, manipulação de alimentos que garantem condições higiênico-sanitárias, além de um espaço de encher os olhos por sua beleza natural.

“Sou médico do trabalho da empresa Alcoa e me encantei pelos projetos sustentáveis da empresa. Após o contato com o assunto decidi comprar um espaço para plantar mudas de plantas nativas e fazer doações as Prefeituras e instituições que possam propagar a variedade de formas de vida que podemos encontrar na terra através da biodiversidade” conta Ricardo Zago.

Com a doação diversos projetos ambientais serão executados na cidade, dentre eles, a arborização da trilha de caminhada do Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, ações de educação ambiental com plantios realizados por alunos da educação infantil das escolas municipais, entre outros.

Essas ações irão promover a sustentabilidade com a visitação de espécies variadas de pássaros e borboletas, além de colaborar com a atração que as flores exercem nos insetos e aves que vão em busca de alimentos, garantindo assim, a polinização das flores proporcionando reprodução das espécies e conservação das áreas verdes. Tal atração serve de estratégia valiosa para a preservação de espécies vegetais, animais e apreciação de uma paisagem rica em biodiversidade. “A doação veio em boa hora e é de suma importância, a destinação correta das mudas, ao meio ambiente. Estou muito agradecido” informa o prefeito Saulo Benevides.

Além dos alunos, a empresa Alcoa disponibilizará funcionários para executarem as plantações em parceria com os colaboradores das respectivas áreas envolvidas nas ações. “A beleza da cidade será mais vibrante com a plantação das plantas nativas, bem como a educação ambiental sendo ministrada a alunos da educação infantil da rede municipal, irá formar cidadãos conscientes e responsáveis ambientalmente” finaliza a Maria Zago.