Ribeirão Pires conscientiza sobre câncer de mama no Outubro Rosa

Criado em 30/09/2014

Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, realiza palestras e rodas de conversa para debater prevenção à doença

A partir dessa quarta-feira, dia 1º, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires entra no clima do Outubro Rosa. Para celebrar o mês, que é marcado em todo o mundo por ações que alertam a população sobre o câncer de mama, a Secretaria de Saúde e Higiene da cidade reforçará as orientações sobre a importância de realizar exames preventivos e manter hábitos saudáveis.

Durante o mês, todas as Unidades de Saúde da Atenção Básica realizarão palestras e rodas de conversa entre os pacientes para compartilhar informações sobre o que é o câncer de mama, como identificar e até diagnosticar precocemente, com exames de rotina, a doença, para ter acesso aos serviços de tratamento.

A Prefeitura disponibiliza permanentemente orientação aos pacientes sobre exames de prevenção, como o de autoavaliação, que pode ser feito durante o banho ou em frente ao espelho, e estimula os moradores a fazerem avaliação médica periodicamente. Na cidade, mulheres atendidas nas unidades de saúde da rede municipal que precisam realizar mamografia são encaminhadas para as unidades de referência do Estado – Hospital Mário Covas, AME Barradas e AME Santo André.

“É importante que todos os moradores, mulheres e homens, tenham acesso à informação sobre os serviços de saúde públicos disponíveis para diagnosticar precocemente o câncer de mama e iniciar o quanto antes o tratamento, caso identificada alguma alteração. Os exames podem salvar vidas. Neste mês, vamos unir esforços com cidades em todo o mundo e reforçar as ações de conscientização e orientação aos moradores sobre a doença”, declarou o secretário de Saúde e Higiene, Koiti Takaki.

Unidade móvel de mamografia contempla mais de 660 mulheres em Ribeirão Pires

Com apoio da Prefeitura, dos dias 02 a 20 de setembro, o município recebeu a carreta-móvel da mamografia, pelo programa Estadual “Mulheres de Peito”. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde, foram realizados 664 exames gratuitamente na unidade, que ficou estacionada na antiga rodoviária da cidade.

Por dia foram disponibilizadas 50 senhas para a realização da mamografia, com atendimentos de segunda a sábado. Pelo programa, o resultado é entregue em até 48 horas após a realização do exame, na própria carreta.

Áurea Gomes do Santos, 68 anos, fez, pela primeira vez, a mamografia. “Sempre tive medo. O médico já pediu, mas acabava não indo. Aproveitamos que estava aqui e fizemos. Não senti nada”, contou Áurea, moradora da Vila Luzitano.

Unidades de Saúde da Atenção Básica:

UBS CENTRAL (8h às 17h)

R. Dr. Virgilio Gola, 24 – Centro

UBS OURO FINO (7h às 16h)

Rodovia Índio Tibiriçá s/n ao lado nº 2753 – Centro – Ouro Fino Paulista

UBS SANTA LUZIA (7h às 16h)

R. Prof. Antonio Nunes, 551- Santa Luzia

USF QUARTA DIVISÃO (7h às 16h)

Estrada do Sapopemba nº 5000 - IV Divisão

USF JARDIM LUSO (7h às 16h)

R. Julio Prestes, 22 - Jardim Luso

USF JD. VALENTINA (7h às 16h)