Prefeitura amplia Unidade de Saúde do Jardim Luzo

Criado em 23/09/2014

USF do bairro terá o dobro de consultórios, de equipamentos odontológicos e melhor estrutura para pacientes e profissionais

Os moradores do Jardim Luzo serão contemplados nos próximos meses com a ampliação da Unidade de Saúde da Família do bairro. As obras no local já começaram. Por meio do programa Qualis UBS, do Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura cadastrou projeto de ampliação no valor de R$ 216 mil. Entre as mudanças estão a ampliação do número de consultórios e de equipamentos odontológicos.

A unidade, que atende no modelo da Estratégia de Saúde da Família, conta com dois médicos generalistas – do programa federal Mais Médicos – um pediatra, um ginecologista e um dentista. Até o momento, a estrutura da USF conta com três consultórios, além de sala para dentista com um equipamento. Com a ampliação, serão seis consultórios e sala de odontologia maior, que comportará dois equipamentos.

A ampliação beneficiará também os profissionais da unidade. Serão construídos novos banheiros para as equipes, com vestiário. A USF ganhará ainda cozinha e copa e sala para os agentes comunitários de saúde.

“Trabalhamos intensivamente para identificar a necessidade estrutural na rede, tanto em relação às unidades de saúde quanto de equipamentos e insumos. A partir disso, elaboramos projetos, como este de ampliação da Unidade do Jardim Luzo, e buscamos recursos junto ao Estado e União para viabilizar as melhorias”, explicou o secretário de Saúde e Higiene da cidade, Koiti Takakti.

A USF do Jardim Luzo conta com duas equipes da Estratégia da Saúde da Família. Cada uma delas é responsável pela cobertura de atendimento de até 3.500 moradores da região. Somente de janeiro a agosto deste ano, foram realizados 6.877 atendimentos com clínico geral, pediatra e ginecologista, além de 18.773 procedimentos de enfermagem.

Além da ampliação da unidade do Luzo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, trabalha nos projetos de construção de duas novas unidades na Quarta Divisão e no Jardim Valentina. Os processos estão em fase de licitação.