Turminha da Alegria leva conforto às crianças da rede municipal de saúde de Ribeirão Pires

Criado em 08/09/2014

A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires, em parceria com a Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, iniciou nesta segunda-feira, dia 08, mais uma importante ação social na cidade, o projeto Turminha da Alegria. Membros da corporação estão levando diversão e conforto para crianças internadas no Hospital e Maternidade São Lucas, em observação nas alas de atendimento da UPA Santa Luzia, além das Unidades de Saúde da Atenção Básica.

O trabalho, iniciado neste ano com o lançamento da Turminha da Guarda, faz parte das ações da Secretaria de Segurança Pública da cidade de aproximar moradores e Guarda Civil Municipal. A primeira visita da Turminha da Alegria, formada por três GCMs, foi a pacientes das salas de observação pediátrica, de medicação e de espera da UPA Santa Luzia.

Elisangela Araújo, moradora do Jardim Roncon, levou nesta manhã o filho Arthur, de 05 anos, à unidade, para verificar mal estar que sentia. A equipe realizou o diagnóstico e o médico prescreveu medicação. Enquanto recebia os medicamentos, Arthur ganhou a companhia das Guardas. “Acho super legal a ideia da Turminha vir brincar com eles. Distrai um pouco e as crianças até esquecem que estão tomando remédio”, aprovou Elisangela.

A Guarda Civil Municipal Janete Soares de Oliveira, uma das integrantes da Turminha da Alegria e da Turminha da Guarda, fala sobre a experiência de trabalhar com projetos sociais direcionadas ao público infantil, em parceria com as secretarias de Saúde e Higiene e de Educação, Inclusão e Tecnologia.  “É um trabalho enobrecedor. A gente cresce como pessoa, algo que não dá para explicar. Não tem preço ver o sorriso das crianças”, declarou a GCM.

Em abril deste ano, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Segurança Pública, lançou o projeto Turminha da Guarda, com apoio da Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia. A ação atenderá crianças do 5º ao 7º ano, com idade entre 10 e 13 anos. Até o final deste ano, a previsão é que cerca de 1.200 alunos da rede municipal nesta faixa etária participem das palestras sobre temas diversos, como segurança pessoal, familiar e da comunidade.

Em junho, a Turminha da Guarda ganhou família de fantoches que reforçam as atividades realizadas pela Turminha em sala de aula e em eventos da cidade, como no 9º Festival do Chocolate.

Para fazer parte tanto da Turminha da Guarda, que leva informação e segurança preventiva às escolas, como da Turminha da Alegria, que leva diversão e conforto às crianças na rede municipal de saúde, os membros da Guarda Civil Municipal participaram de cursos artísticos.