1º Festival do Cambuci de Ribeirão Pires

Criado em 08/09/2014

Entre 20 e 21 de setembro, na Praça Central da cidade, o evento terá produtos que fazem parte da Rota do Cambuci, além atrações culturais como dança e música

A Estância Turística de Ribeirão Pires se prepara para sediar pela primeira vez o Festival do Cambuci da cidade. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro, das 14h às 22h, na Praça Central – Rua Boa Vista, s/n, Centro, ao lado da Vila do Doce – e faz parte da Rota Gastronômica do Cambuci, que em 2014 chega à sexta edição.

Desde abril, Ribeirão Pires já participa de atividades da Rota, como a abertura do evento que aconteceu em Mogi das Cruzes. Com estande especial da Estância, iguarias próprias da Estância foram apresentadas, como o quindim e o pão de mel. Trufas preparadas pelas chocolateiras da cidade também ganharam destaque.

“Achamos importante incluir as chocolateiras neste projeto, afinal elas também fazem parte da identificação local de nossa cidade. Assim como a Princesa do Chocolate, que também participa. Elementos da Estância foram levados para os outros festivais que aconteceram na Rota e que estarão reunidos nos dias 20 e 21 de setembro”, afirmou o secretário adjunto de Turismo, Marcelo Liochi.

Além das chocolateiras e dos produtores locais, o 1º Festival do Cambuci de Ribeirão Pires terá atrações culturais locais, com música e dança, além de expositores de outras cidades da Rota que trarão outras receitas feitas com a fruta. Serão cerca de 10 expositores vindos de Rio Grande da Serra, Santo André, Mogi das Cruzes, São Lourenço, entre outros

Ribeirão Pires na Rota do Cambuci

A inserção de Ribeirão Pires a VI Rota do Cambuci foi possível graças à comprovação de cultivo da fruta na cidade. O produtor Adão Gimenes, que participou da primeira turma do Programa de Turismo Rural de Ribeirão Pires – curso promovido pela Prefeitura em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) – está ligado ao projeto, uma vez que sua propriedade é a principal produtora na cidade. “O curso nos propiciou o contato com outras pessoas e isso acrescenta ao trabalho de todos e ao município, que ganha profissionais melhor capacitados e integrados para o trabalho de turismo rural”, opinou Gimenes.

“A participação de Ribeirão Pires na Rota do Cambuci vem ao encontro do trabalho de estímulo ao desenvolvimento do turismo e da cultura. A cidade possui grande potencial para ampliação de empreendimentos rurais, com características naturais ideais para ações que fomentem e preparem empreendedores para incentivar a melhoria do setor. Com isso, atraímos mais visitantes para a Estância”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Cassiano Filho.