Trânsito usa fantoches para chamar atenção das crianças

Criado em 02/09/2014

A equipe de agentes está percorrendo Escolas Municipais, levando conhecimento com o projeto “Trânsito também é coisa de criança”

Os agentes responsáveis pelos projetos de Educação no Trânsito de Ribeirão Pires estão inovando cada dia mais. Agora, além do já tradicional mini circuito levado até escolas para ajudar as crianças a assimilarem o conteúdo aprendido, também estão trabalhando com fantoches usados para contar historinhas e deixar as aulas sobre trânsito ainda mais lúdicas e divertidas.

São três personagens que participam da montagem teatral: Tonhão, que representa um agente de trânsito; Theo, que aproxima ainda mais as crianças do universo do trânsito ao representar uma criança com idade similar a dos alunos; e o Vovô Valdemar, que dentro da proposta pedagógica da história interpreta uma pessoa que sabe pouca coisa sobre o sistema viário de uma cidade grande, ou seja, mostra para as crianças que elas também podem ensinar os mais velhos sobre boas práticas ao volante.

A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) da Prefeitura está realizando atividades em diversas escolas municipais. A ação faz parte do projeto “Trânsito também é coisa de criança” que leva brincadeiras pedagógicas para os alunos com novos conhecimentos enquanto pedestres e também como futuros condutores.

Cerca de 120 crianças participaram da ação na Escola Municipal Francisca Ferreira Santiago nesta quinta-feira (2). Marcos Gabriel da Silva Bastos, de cinco anos, ficou animado ao ver os agentes em sua escola. “Quero aprender tudo sobre trânsito”, declarou o garoto.

“A educação para o trânsito deve começar cedo. Garantir o acesso à informação e orientações aos condutores e pedestres é indispensável para prevenir acidentes. Além de cidadania, o respeito às leis de trânsito e condições adequadas no sistema viário, que fazem parte do programa de investimentos da Prefeitura, são questões de segurança de todos os moradores e visitantes da cidade”, afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, Rubens de Almeida Sousa.

Aproximação com agentes de trânsito

Aproximar condutores, pedestres, agentes e crianças faz parte do projeto de humanização do trabalho dos agentes de trânsito da Estância Turística de Ribeirão Pires. Pouco a pouco, a Prefeitura vem investindo em mais ações que objetivam promover boas práticas no trânsito e levar essa consciência para todos os moradores da cidade, começando pela criança que se torna disseminador daquilo que aprende.

Recentemente, a STT comprou novos equipamentos para as ações realizadas em escolas, eventos e também na própria sede da secretaria. O município adquiriu novos uniformes para agentes educacionais, seis bicicletas com equipamentos de segurança e circuito lúdico portátil.