9º Festival do Chocolate termina ao som de RPM, Sambô e Fly


Criado em 01/09/2014

Programação variada e diversidade gastronômica atraíram 90 mil visitantes ao último final de semana do evento

Os últimos três dias da 9ª edição do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires foram movimentados. Nem mesmo o tempo frio nos finais de tarde afastou os visitantes que prestigiaram as mais de 25 atrações culturais e as dezenas de opções nos chalés de artesanato e gastronomia.

Cerca de 90 mil pessoas passaram pelas áreas da festa – Complexo Ayrton Senna e Vila do Doce/Praça Central, que integra a programação aos sábados e domingos. Na sexta-feira, dia 29, o rock do FlashMob e o soul da banda Ophélia aqueceram o público para a atração principal da noite, o grupo Sambô.

Os produtos dos cardápios dos chalés também espantaram o frio nas últimas noites. Os caldos de mandioca, abóbora com camarão, feijão e até o creme de cenoura com atum estavam disputados. “Saí do serviço e vim curtir o Festival. Já tinha tomado os caldos de palmito, que é muito bom, e caldo verde, que estava maravilhoso. Hoje foi o de mandioquinha com bacon”, contou Anadir Moreira, 43 anos, moradora da Vila Nova Suissa, Ribeirão Pires.

Os “chalezeiros” também aproveitaram as baixas temperaturas. “No friozinho vende mais. Essa é a primeira oportunidade que tenho de participar do festival. Gostei muito. O evento mobilizou toda a cidade e pessoas de outros lugares”, aprovou João Edson Viana Araújo, responsável pelo chalé dos caldos.

No sábado, o palco da Praça Central, o Chocofest, recebeu grupos de dança da cidade. No Complexo Ayrton Senna, MPB, sertanejo e rock fizeram parte da programação musical do palco Chocolate. A Tenda Multicultural foi ocupada por fãs da banda Fly.

Elza Maria Bonga trouxe as filhas Rafaela, 14 anos, e Jozienne, 15 anos, da Mooca a Ribeirão Pires para conhecer o Festival do Chocolate. “É a combinação perfeita a banda Fly e chocolate”, opinou Jozienne Bonga.

No domingo, as atrações do Chocokids superaram sucesso das semanas anteriores. Centenas de crianças prestigiaram o show da dupla Patati Patatá, às 11h, na Tenda Multicultural. Famílias aproveitaram a visita para almoçar na área gastronômica. Foi o caso de Jéssica Shehady, que trouxe a filha Rafaela, primos e amigos para o evento. “Os shows estão maravilhosos. O evento está bem organizado. Está tudo excelente”, opinou.

Apesar da chuva do início da tarde, o público aproveitou o último dia da festa para provar as delícias como o escondidinho de sabores variados. A cozinheira Maria Adelice Santos, responsável por este chalé, teve bons resultados. “Fazemos parte da festa desde a quarta edição com o escondidinho, mas esse ano está o melhor em termos de vendas. O público é mais turístico, vem para passear e consumir. Vendemos cerca de 500 pratos por fim de semana", contou.

A banda RPM foi a principal atração do domingo e encerrou a série de grandes atrações culturais do 9º Festival do Chocolate. Os fãs chegaram cedo para aguardar a abertura dos portões da Tenda Multicultural. Aline Pereira, 24 anos, e Alexandre Aparecido Pereira, 19 anos, garantiram primeiro lugar na fila. "Estou aqui desde 16h. Vale muito o sacrifício porque o primeiro show do Paulo Ricardo que fui foi aqui no Festival", opinou Aline.

A organização do evento está realizando balanço de público, movimentação dos chalés, entre outros dados sobre esta edição do Festival do Chocolate. Todas as informações serão divulgadas assim que os relatórios forem finalizados.