Ribeirão Pires recebe Carreta da Mamografia


Criado em 01/09/2014

Mulheres com idade entre 50 a 69 anos são incentivadas a realizar o exame para o diagnóstico precoce de casos de câncer de mama

A Estância Turística de Ribeirão Pires recebe nesta terça-feira, dia 02, a Carreta da Mamografia. Mulheres com idade entre 50 e 69 anos poderão fazer o exame que detecta precocemente o câncer de mama. A unidade ficará por 15 dias na cidade, estacionada na antiga Rodoviária – Rua Cidade de Santos – Centro. Serão realizados 50 atendimentos por dia.

Por meio de parceria com a Secretaria de Saúde e Higiene do município, a Secretaria de Saúde do Estado promove a ação, que é parte do programa “Mulheres de Peito”, para estimular o diagnóstico precoce da doença.

Mulheres na faixa indicativa para o exame - 50 a 69 anos – não precisam de solicitação médica para fazer a mamografia. Mulheres fora da faixa etária indicada também podem participar, desde que apresentem solicitação médica, que pode ter sido emitida pela rede pública ou particular de saúde.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. O resultado é entregue em até 48 horas após a realização do exame, na própria carreta.

Caso seja detectada alguma alteração, as pacientes serão encaminhadas pela Secretaria para a realização de biópsia ou outros exames complementares. Se houver sinais de câncer maligno, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para tratamento.

Serviço – Carreta da Mamografia – Programa Estadual Mulheres de Peito

De 02 a 16 de setembro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábado, das 8h às 12h.

Local: Antiga Rodoviária – Rua Cidade de Santos, s/n – Centro.

 

Mulheres entre 50 a 69 anos não precisam de pedido médico para o exame.